Foco

Mensalidade escolar puxa inflação oficial

Pressionado pelo aumento dos gastos com educação, o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) acelerou a alta em fevereiro para 0,69%. Em janeiro, a inflação oficial havia fechado o mês em 0,55%, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

ANÚNCIO

O principal responsável pelo resultado de fevereiro foi o grupo Educação, que registrou alta mensal de 5,97%. Com um aumento de 7,64%, as mensalidades dos cursos regulares representaram o maior impacto individual na inflação. Nas mensalidades dos cursos diversos, como de idioma e informática, o reajuste foi de 5,95%.

“A alta foi muito concentrada no grupo Educação. Trocamos uma inflação de 0,6% de fevereiro de 2013 por 0,69% este ano”, explicou Eulina Nunes dos Santos, da Coordenação de Índices de Preços do IBGE.

Recomendados

Embora a alta nos preços de alimentação e bebidas tenha desacelerado em fevereiro para 0,56%, ante 0,84% em janeiro, este foi o segundo grupo com maior impacto no índice. “Alimentos foram responsáveis por conter a inflação diante da pressão do grupo Educação”, completou Eulina.

O alívio nos preços deveu-se aos alimentos comprados para serem consumidos em casa, que subiram 0,22% em fevereiro, após elevação de 0,90% no mês anterior. O leite longa vida, por exemplo, ficou 3,65% mais barato, e o feijão carioca teve uma queda de 4,5% nos preços no mês passado.

Já os alimentos consumidos fora de casa pesaram mais no bolso do consumidor em fevereiro. A alta foi de 1,21%, com aumentos expressivos nos itens refeição (1,20%), lanche (1,35%), café da manhã (2,14%), refrigerante (0,87%), cafezinho (2,01%) e cerveja (1,23%).

Em 12 meses, a inflação oficial do país atingiu 5,68% em 12 meses, ante 5,59% em janeiro.

Reajuste de remédios

Medicamentos com preços regulados pelo governo deverão ser reajustados entre 1,02% e 5,68% a partir do próximo dia 31. A projeção foi feita pela indústria farmacêutica com base no IPCA e índices de produtividade e concorrência do mercado.

O reajuste oficial, determinado pela Câmara de Regulação de Medicamentos, deverá ser divulgado nos próximos dias.

inflacao-em-alta620

Tags

Últimas Notícias