Preço elevado é principal queixa em aeroportos brasileiros

Por Caio Cuccino Teixeira

Os custos da alimentação, produtos comerciais e estacionamento são os itens pior avaliados pelos passageiros nos 15 principais aeroportos brasileiros. Os dados são da 4ª edição dos Indicadores de Desempenho Operacional em Aeroportos, divulgado nesta quarta-feira pela Secretaria de Aviação Civil.

Dos 40 itens avaliados pelos passageiros ouvidos na pesquisa, o que teve a pior avaliação geral, numa escala cuja melhor nota é cinco, foi o custo da alimentação (2,16). O valor dos produtos comerciai (2,38), e o custo do estacionamento (2,89) completam a lista das três principais queixas dos clientes.

“Nos itens alimentação e estacionamento, o passageiro não tem alternativa, é quase uma reserva de mercado. Essa reclamação insistente gera sobre as empresas prestadoras de serviço uma reação que certamente vai provocar uma queda de preço”, disse o ministro da Aviação Civil, Moreira Franco.

Na outra ponta, o item mais bem avaliado pelos passageiros foi o atendimento e cordialidade dos funcionários do check-in das empresas aéreas: 4,38. Ele é seguido pelo rigor na inspeção de segurança (4,34) e eficiência dos funcionários no check-in (4,34). A pesquisa ouviu 18.213 pessoas entre outubro e dezembro do ano passado.

O melhor avaliado foi o aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), com nota 4,12. Em seguida, estão o Afonso Pena, em Curitiba (PR) e o Augusto Severo, de Natal (RN).

“O passageiro está atento e mais exigente. Os operadores terão que se ajustar ao cliente”, afirmou o ministro. Ele acrescentou que, com as concessões, o setor está deixando a fase de monopólio para se tornar mais competitivo.

Os três aeroportos com as piores avaliações foram os de Brasília, Cuiabá e de Cumbica, em Guarulhos. “Não tenho dúvida de que o atendimento da Copa vai ser adequado e comparável a qualquer país do mundo”, disse Moreira Franco.

Sobre o terminal de Guarulhos, o ministro disse que visitou o local na terça-feira e que um grupo de trabalho com os operadores do aeroporto e órgãos governamentais foi criado para melhorar os indicadores.

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