Facebook completa dez anos, perde usuários e balança

Por fabiosaraiva
Mark Zuckerberg e seu ‘bebê’, o gigante Facebook | Stephen Lam/Getty Images Mark Zuckerberg e seu ‘bebê’, o gigante Facebook | Stephen Lam/Getty Images

O Facebook, “bebê” de Mark Zuckerberg, comemora 10 anos e ambos têm motivos para comemorar. Mais de um bilhão de pessoas no mundo têm perfil na rede social. E o valor das ações passou dos US$ 150 bilhões (R$ 361 bilhões), depois de uma desastrosa flutuação inicial.

No entanto, o líder mundial das redes sociais não está na zona de conforto. Entre vários acontecimentos recentes, pode-se destacar o êxodo de usuários, além do surgimento de aplicativos como o Paper, que torna a leitura de jornais mais fácil e se integra ao Instagram, e o Messenger, uma resposta sem frescuras ao Snapchat.

Os usuários adolescentes caíram 25% nos últimos três anos, e a empresa está ciente desse problema, que aponta como sua principal preocupação atualmente. A fórmula clássica já não é suficiente.

“As mudanças têm que manter o ritmo com inovações técnicas e mudanças no gosto do consumidor”, disse ao Metro Jornal o diretor da consultoria de estratégia digital FreshMinds, Matthew Rhodes. “O Facebook está sob enorme pressão para continuar mudando e eu espero ver um novo e vasto ecossistema de aplicativos independentes para diferentes fins.”

O próprio Zuckerberg sugeriu que levaria de “três a cinco anos” para fazer a transição de web para telefonia móvel, tempo no qual rivais como o Twitter e o Instagram poderiam continuar a sua rápida expansão ao lado de novos concorrentes.

Mas o tamanho do Facebook pode se revelar uma vantagem, diz Nate Elliott, analista sênior da Forrester Research. “Todos os dias eles estão dando às pessoas mais razões para voltar, seja através de suas próprias inovações ou roubando ideias dos outros.” Elliott acrescenta que a concorrência não é um “jogo de soma zero” e as empresas de mídia social podem crescer simultaneamente, dependendo da demanda.

 

20140204_SP09_10-anos-em-numeros-facebook


Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo