Prepare-se com antecedência para declarar o IR

Por talita

A partir do início do mês que vem, começa o prazo para entrega da declaração de Imposto de Renda 2014. No entanto, os especialistas recomendam que os contribuintes se preparem com antecedência, procurando e separando os documentos necessários para declarar.

Segundo cálculos da Confirp Consultoria Contábil, será obrigado a declarar quem recebeu, durante o ano de 2013, rendimentos tributáveis superiores a R$ 25.661,70. O número ainda não foi divulgado pela Receita Federal e deve sair nos próximos dias. O prazo de entrega do formulário se estende até o final de abril.

“Os primeiros dias são os melhores para o envio. Quem entrega o material com antecedência receberá sua restituição antes, além disso, em caso de problemas, o contribuinte terá tempo para resolvê-los, evitando a necessidade de realizar uma declaração retificadora, após o prazo de entrega”, diz o diretor da Confirp, Richard Domingos.

Os informes de rendimentos de instituições financeiras, corretora de valores, empresas e bancos deverão ser entregues até 28 de fevereiro.

Mas já é possível começar a separar, por exemplo, os comprovantes de compra, venda ou alienação de bens e a cópia da declaração entregue no ano passado, diz o consultor de assuntos tributários da IOB Folhamatic EBS Antonio Teixeira. O mesmo vale para recibos e as notas fiscais relativos aos serviços médicos, dentistas, fisioterapeutas, psicólogos, planos de saúde e odontológico. “Além disso, é importante estar atento aos extratos bancários e, principalmente, as despesas médicas excessivas”, ressalta. A multa para quem apresenta deduções  sem comprovação é de 75%.

20140203_SP07_arte-IR

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo