Franquias movimentam R$ 325 bilhões no Brasil

Por talita

Em um cenário de baixo crescimento da economia, o setor de franquias seguiu  em expansão em 2013. E a tendência, segundo especialistas do setor, é que mantenha o mesmo ritmo de alta neste ano.

Segundo o consultor Marcus Rizzo, no ano passado, a receita gerada pelo setor cresceu 6,7%, atingindo R$ 325 bilhões. A rede de franquias avançou 7,19%, com a abertura de 13.699 negócios – nada menos que cinco unidades inauguradas por hora útil. “Para 2014, a expectativa é de que o setor continue a apresentar essas taxas de crescimento, impulsionado ainda pelo avanços das classes C e D”, diz.

Segundo o estudo, 132 novas marcas de franquia chegaram ao mercado no último ano. Isso representa uma alta 5,12% no número de novos franqueadores, a  menor dos últimos oito anos.

O resultado, no entanto, é visto como positivo. Segundo Rizzo, depois de quatro anos, a rede voltou a crescer no mesmo ritmo do número de novas marcas, o que sinaliza uma elevação da taxa de produtividade dos franqueadores.

Segundo ele, o índice de produtividade das redes brasileiras ainda é muito baixo, com uma média de 76 franquias por franqueador. “No mercado americano, esse índice é de 670, quase 10 vezes mais.”

20140203_SP07_evolucao-do-setor

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo