Oito em cada dez não sabem controlar gastos, indica pesquisa

Por fabiosaraiva

Oito em cada dez brasileiros (81%) não sabem controlar os próprios gastos, segundo estudo do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas.

Somente 18% dos entrevistados disseram ter conhecimento total sobre o fluxo de receitas e despesas no orçamento pessoal. A maioria (71%) tem apenas conhecimento parcial de suas finanças e outros 10% têm baixo ou nenhum conhecimento.

Luiza Rodrigues, economista do SPC, destaca que os consumidores precisam utilizar métodos com os quais estejam familiarizados para registrar e monitorar as despesas. “Algumas pessoas têm facilidade com planilhas ou aplicativos, mas outras não. O fundamental é sempre registrar tudo o que se ganha e se gasta e jamais confiar na memória, porque ela falha.”

Mais de um terço dos entrevistados (36%) admitiu que não sabe o valor exato das contas a serem pagas no mês seguinte, e mais de metade (57%) também afirma não saber com precisão que gastos extras terão no próximo mês.

Com a falta de planejamento, os atrasos nas contas acabam sendo frequentes. Mais de um terço dos entrevistados deixou de pagar ou pagou com atraso alguma conta nos últimos 12 meses, principalmente cartão de crédito (31%) e despesas fixas, como água, luz e telefone (28%).

O percentual dos entrevistados que admite ter comprado, nos últimos três meses, algum bem que fez com que excedessem seu limite financeiro, foi de 30%. Os itens líderes de parcelamento são as roupas e calçados (63%), eletrônicos (58%) e eletrodomésticos (44%).

Captura de Tela 2014-01-28 às 20.45.30

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo