Elevação da Selic para 10,5% ao ano surpreende especialistas

Por Caio Cuccino Teixeira

Em sua primeira reunião de 2014, o Copom (Comitê de Política Monetária) do BC (Banco Central) decidiu nesta quarta-feira, por unanimidade, elevar a taxa básica de juros da economia de 10% para 10,5% ao ano. Foi a sétima alta seguida da Selic desde abril do ano passado.

A maioria dos analistas do mercado financeiro consultados esperava uma alta menor, de 0,25 ponto percentual. Mas alguns economistas apostavam no avanço de 0,5 ponto percentual, devido à persistência de pressões inflacionárias.

Em 2013, o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) acumulou alta de 5,91%, acima do esperado e da variação registrada no ano anterior. Para este ano, o mercado projeta que a inflação oficial atinja 6%.

“Dando prosseguimento ao processo de ajuste da taxa básica de juros, iniciado na reunião de abril de 2013, o Copom decidiu por unanimidade, neste momento, elevar a taxa Selic em 0,50 p.p., para 10,50 por cento ao ano, sem viés”, informou o Copom em comunicado, praticamente repetindo o texto que foi utilizado no encontro anterior, acrescentando apenas a expressão “neste momento”.

Com a decisão, o Brasil se mantém na primeira posição no ranking mundial de juros reais (com 4,25% ao ano). Em segundo e terceiro lugares, aparecem a Argentina (3,7% ao ano) e a China (3,41% ao ano). 

Poupança leva vantagem sobre fundos

Com o novo aumento da Selic, a caderneta de poupança continua a render 6,17% ao ano mais TR (Taxa Referencial)  e permanece igualada aos ganhos da poupança antiga. Segundo a Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade), os rendimentos das cadernetas vão continuar interessante frente aos fundos de renda fixa.

Só ganham sempre da poupança, independentemente do prazo de resgate, os fundos com taxa de administração de até 05% ao ano (veja o quadro ao lado). Esses produtos costumam exigir aplicação mínima de R$ 50 mil. 

aumento-selic-arte

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo