O consumidor ainda pode encontrar veículos novos sem o aumento do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), que entrou em vigor neste mês. As concessionárias encerram dezembro com um estoque de 289 mil carros, segundo dados da Anfavea (associação das montadoras).
O volume seria suficiente para 25 dias de vendas, mas cerca de 20% das unidades já foram comercializadas no início do ano. Em São Paulo, por exemplo, algumas concessionárias informam que contam com estoque para mais 10 dias de venda e poucas opções de modelos.
Na Itavema Fiat, da barra Funda, de 60% a 70% dos carros têm a alíquota de IPI antiga e, por enquanto, oferecem todos modelos, com exceção do Doblò. Na rede Nova Chevrolet, há estoque para 10 dias de vendas e consumidor ainda encontrará modelos como o Celta.
Recomendados
Juntos ou divorciados? Dani Alves é flagrado passeando em Barcelona de mão dadas com Joana Sanz
Caso tio Paulo: empréstimo do idoso dado como morto em banco já tinha destino certo
Memes sobre caso de idoso levado morto a banco no RJ tomam conta das redes sociais: “Tio Paulo”
Já a concessionária Volkswagen Amazon, da avenida Sumaré, informou possuir estoque para mais 10 dias de vendas, mas sem muitas opções de modelos. “O cliente já não consegue escolher muito”, afirmou o vendedor.
No dia 1º de janeiro, o IPI dos carros populares subiu de 2% para 3%. Segundo cálculos da Anfavea, o aumento de 1 ponto percentual de IPI tem um impacto de 1,1% no preço do automóvel. Um carro de R$ 30.000, por exemplo, ficaria R$ 330 mais caro com a nova alíquota.
O aumento do IPI será gradual. O governo deverá avaliar se haverá novo aumento, para 7% no caso do carro popular, a partir de julho deste ano. Esse percentual que vigorava antes de o governo determinar a redução do imposto para incentivar o consumo e evitar demissões, no início de 2012.
Outra medida que deve elevar os preços em 2014 é a obrigatoriedade de airbag e freios ABS para todos os carros novos no Brasil, também em vigor desde janeiro. O governo projeta um aumento de 4% a 8%, como repasse dos custos de inclusão dos itens de segurança.