Smartphone e tablet mudam hábitos de telespectadores

Por Tercio Braga

O crescimento de dispositivos móveis está mudando os hábitos dos telespectadores brasileiros. Segundo um estudo do ConsumerLab, área da Ericsson, com 15 mil entrevistados em diversos mercados, incluindo o Brasil, 62% dos consumidores no país acham que o jeito tradicional de assistir TV, com horário determinado na grade, não está mais em linha com seu cotidiano.

O número de horas utilizadas semanalmente para ver TV e vídeo fora de casa por meio de dispositivos móveis está crescendo entre os brasileiros. Do ano passado para cá, houve um aumento de 59% no uso do laptop para essa finalidade. Já nos tablets, o crescimento foi de 39%, e nos smartphones, 8%.

“Hoje, cada vez mais, o consumidor está buscando serviços personalizados. Não quer mais um modelo pronto”, diz Júlia Casagrande, especialista da área de ConsumerLab da Ericsson no Brasil.

De olho na Copa

Para Antonino Ruggiero, vice-presidente do Grupo Bandeirantes, a Copa de 2014 será um novo marco no consumo de conteúdo em dispositivos conectados. A empresa acaba de fechar parceria com a Telebras para oferecer conteúdo aos provedores de internet de todo o país por meio da rede de fibra óptica da estatal a partir do ano que vem.

Ruggiero ressalta que o conteúdo relacionado ao esporte necessita de maior atenção, pois deve ser preciso e em tempo real. “A Telebras possui uma infraestrutura eficaz para o tráfego eficiente de conteúdos IPTV. Essa estratégia torna nosso produto altamente competitivo”, diz. 

Garantia estendida é regulamentada

As regras sobre a oferta de garantia estendida foram publicadas ontem no “Diário Oficial da União”. O comércio não poderá mais fazer venda casada de garantia estendida e, caso o consumidor contrate o serviço e se arrependa, também poderá desistir e fazer o cancelamento em até sete dias após a assinatura do contrato.

20131029_SP08_TV-movel-620

Loading...
Revisa el siguiente artículo