Produção da indústria cai 2% e indica PIB fraco

Por Carolina Santos
Setor de veículos registrou queda de 5,4% em julho | Lucas Lacaz Ruiz/Folhapress Setor de veículos registrou queda de 5,4% em julho | Lucas Lacaz Ruiz/Folhapress

A produção industrial brasileira voltou a cair em julho, indicando que a economia brasileira iniciou o terceiro trimestre com fraqueza depois do surpreendente desempenho do PIB nos três meses anteriores. A queda de 2% em julho ante o mês anterior praticamente anula a alta mensal de junho de 2,1%, segundo dados divulgados ontem pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

“Foi uma perda que mantêm a característica de 2013 de ser um ano de volatilidade muito grande, com alta intensa que é devolvida em seguida”, disse a jornalistas o economista do IBGE André Macedo. “Não se via na indústria essa volatilidade pelo menos nos últimos 10 anos da pesquisa.”

Pelos ramos de atividade, 15 dos 27 pesquisados apresentaram queda mensal, com destaque para veículos automotores (-5,4%) e farmacêutico (-10,7%). Também tiveram importante contribuição negativa borracha e plástico (-4,5%), celulose, papel e produtos de papel (-3,6%) e alimentos (-1,4%).

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo