Comprando automóvel 0 km: Quanto custa tirá-lo da loja?

Por Carolina Santos

marcos-silvestreA pé é lenha! Difícil negar que o automóvel particular seja um meio de locomoção mais confortável e conveniente que o transporte público de baixa qualidade que amargamos em quase todo o país. Difícil negar que carro zero é melhor que caro usado. Então, é isso aí: a maior parte de nós deseja ter seu próprio carro e, de preferência, ser seu primeiro dono. Se isto gera problemas para o meio ambiente, a questão aqui é outra: meu alerta de hoje é para que tal decisão não gere problemas para seu bolso.

 

Quanto vai nessa? Nem vou entrar no mérito da discussão do método de compra mais econômico: de um lado, poupar + aplicar + ganhar juros + pagar à vista com desconto + levar para casa quitado X de outro, financiar no valor cheio de tabela (sem desconto) + pagar juros + levar carnê de “mil folhas” para casa + eventualmente ter problemas para pagar (até mesmo perder o carro!). Isto definido, vamos à próxima pergunta: quanto a mais do valor do carro o comprador deverá ter para tirá-lo da loja?

 

Longa lista. Só de IPVA pode por 4% do valor de nota fiscal do carro. O valor da guia será calculado de forma proporcional aos meses que ainda faltam para terminar o ano a partir da data da compra. Assim, quem comprar seu carro zero em julho (mês 7), pagará 50% do IPVA de quem comprar em janeiro.

 

Documento, cidadão! Para a documentação e o emplacamento (fora o IPVA) o valor pedido pelas concessionárias oscila entre R$ 500,00 e R$ 1 mil. Um despachante “comum” cobra uns R$ 300,00, mas daí você mesmo terá de ir ao Departamento de Trânsito emplacar: dá para pedir folga no serviço?

 

“Supérfluos” de primeira necessidade. Há acessórios que bem poderiam vir instalados da fábrica, tão importantes que são para o motorista. Para a película protetora nos vidros, reserve de R$ 100,00 (comum) a R$ 700,00 (anti-vandalismo). O protetor de cárter custará de R$ 150,00 a R$ 450,00: você não o vê, mas é melhor colocá-lo para que uma pedra de maior porte não o deixe na beira da estrada. Se o seu carro tiver estepe externo, reserve entre R$ 70 e R$ 150 para uma boa corrente com cadeado.

 

Apronte a grana. Talvez você queira empatar dinheiro em “amenidades” como rodas, som… Não vou nem por isso na conta, porque dá para deixar para depois. De qualquer forma, fora o IPVA (R$ 100,00 por mês para um carro de R$ 30 mil), reserve de R$ 1 mil a R$ 2 mil para tirar seu zerado da loja!

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