Concessões: Governo quer criar sindicato de bancos

Por Carolina Santos

O governo propôs aos bancos privados e públicos que formem um sindicato para financiar as concessões de infraestrutura, modelo que deverá ser formatado em duas semanas, ao mesmo tempo em que deixou claro que assumirá parte dos riscos desses projetos.

Para isso, o governo está criando o Fundo Garantidor de Infraestrutura, com recursos de R$ 11 bilhões e ligado à Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e de Garantias, para mitigar parte dos riscos das concessões.

“Os bancos financiarão projetos na forma de sindicatos”, afirmou ontem o secretário de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda, Antonio Henrique Silveira, após participar de reunião com executivos de bancos e o ministro da Fazenda, Guido Mantega. As informações são da “Reuters”.

O secretário enfatizou que o fundo nada tem a ver com “risco zero”. Foi uma  reposta à reportagem de ontem  do jornal “Folha de S. Paulo”, dizendo que o governo ofereceria como contrapartida a possibilidade de assumir pagamentos de financiamentos em projetos de infraestrutura. 

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo