Prévia da inflação oficial acelera em agosto, segundo IBGE

Por fabiosaraiva
Preço do leite sobe 5,46% e puxa a inflação | Adriano Vizoni/ Folhapress Preço do leite sobe 5,46% e puxa a inflação | Adriano Vizoni/ Folhapress

O IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – 15), a prévia da inflação oficial, subiu para 0,16% em agosto, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A prévia de julho ficou em 0,07%.

Quedas menos acentuadas dos preços dos alimentos, bebidas e transportes foram as principais responsáveis pela elevação do indicador na comparação com julho.

A queda dos preços de transportes foi de 0,30% em agosto, ante recuo de 0,55% no mês anterior. Já a deflação  dos alimentos foi de 0,09% em agosto, menor do que a baixa de 0,18% em julho.

Segundo o instituto, houve altas expressivas em itens de peso na cesta básica, com  destaque para o leite longa vida, que ficou 5,46% mais caro em agosto. Também apresentaram alta de preços o feijão preto (5,35%), cerveja consumida no domicílio (3,33%), cerveja consumida fora do domicílio (1,17%), lanche (0,96%) e refeição (0,36%).

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo