Juros de crédito tem terceira alta do ano

Por Carolina Santos

As taxas de juros das operações de crédito tiveram nova alta em julho. Segundo a pesquisa divulgada ontem pela Anefac (Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade), a taxa média para pessoa física passou de 5,45% ao mês (89,04% ao ano) em junho para 5,48% ao mês (89,69% ao ano) em julho, a maior desde novembro do ano passado.

Essa é a terceira alta do ano, que pode ser atribuída à última elevação da taxa de básica de juros, diz o diretor executivo de estudos econômicos da Anefac, Miguel José Ribeiro de Oliveira. No mês passado, o Banco Central elevou a Selic de 8% para 8,5% ao ano, a terceira alta seguida.

Cinco das seis linhas de crédito para pessoa física pesquisadas tiveram elevação nas taxas médias de juros em julho: cheque especial, juros do comércio, financiamento de veículos, crédito oferecido por bancos e crédito oferecido por financeiras. Já os juros no rotativo do cartão de crédito se mantiveram estáveis.

Para Oliveira, com os indicadores apontando pressões inflacionárias e com o índice oficial de preços ao consumidor estando bem acima do centro da meta do Banco Central, a expectativa é de nova elevação da taxa básica de juros na próxima reunião do Copom (Comitê Política Monetária), nos dias 27 e 28 de agosto. “Por conta disso, é provável que as taxas de juros das operações de crédito voltem a ser elevadas nos próximos meses”, afirma. 

 

Captura de Tela 2013-08-12 às 20.59.08

Loading...
Revisa el siguiente artículo