Misto de biografia e guia de estilo assinado por RuPaul é publicado no Brasil

Por Bruno Bucis/Metro Brasília
rupaul

Quem acompanha o programa “RuPaul’s Drag Race”, que está prestes a completar 10 anos, sabe que a apresentadora do reality show repete desde o primeiro episódio os mesmos bordões. Existe, no entanto, outra forma de ela apresentar essas mesmas frases: num livro que acaba de chegar ao Brasil.

“Arrase! – O Guia para a Felicidade, a Liberdade e a Busca pelo Estilo”, misto de biografia e autoajuda assinado por RuPaul foi enfim editado no país oito anos após sua publicação original.

Leia mais:
S.W.A.T.: série de sucesso dos anos 1970 ganha remake que estreia nesta segunda
Série documental O Tempo e a Música explora trajetória de Noel Rosa

O livro escrito pela drag queen mais famosa dos EUA não traz exatamente grandes novidades, tampouco busca conquistar novos públicos. É um livro para fãs.

Seu grande destaque do é o visual. Como diz uma das frases feitas de RuPaul: “Ler é fundamental”, mas no caso de “Arrase!”, o destaque são as fotos de RuPaul em diferentes looks – coroadas pelas divertidas legendas da tradução do célebre Santiago Nazarian, que se aproveita de gírias LGBTQ brasileiras, como “toda barbiezinha”.

No aspecto biográfico, é uma obra interessante e reconta a vida da drag queen e cantora desde a infância e adolescência em San Diego. Há, porém, dois pontos fracos: o primeiro é a diferença de tempo. Hoje a carreira de RuPaul é muito mais relevante do que era quando o livro foi escrito e a obra não passou por atualizações.

A segunda falha do livro é focar no aspecto de autoajuda, já que o texto é, em si, fraco e o pensamento motivador que diz “se ame” não é novidade para ninguém, muito menos para quem acompanha a carreira de RuPaul.

Há, entretanto, frases que salvam: “O que você coloca ao sair do banho é sua drag, seja um terno de três peças ou um uniforme do McDonald’s”.

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo