Entretenimento

Indicado ao Oscar, A Forma da Água é acusado de plagiar peça de 1969

A produção indicada ao Oscar de melhor filme deste ano “A Forma da Água” foi acusada de plágio nesta semana em um processo que alega que sua trama fantástica sobre um romance entre uma faxineira e uma criatura aquática misteriosa foi copiada diretamente de uma peça de teatro norte-americana.

O processo, apresentado em um tribunal de Los Angeles, alega que o diretor Guillermo del Toro, o produtor Daniel Kraus e o estúdio de cinema Fox Searchlight “copiaram descaradamente a história, elementos, personagens e temas” de uma peça de 1969 do falecido Paul Zindel.

Leia mais:
10 filmes vencedores do Oscar disponíveis para assistir na Netflix
Oscar 2018: Gal Gadot, Zendaya e Lin-Manuel Miranda serão apresentadores do prêmio

Recomendados

“A Forma da Água” tem o maior número de indicações ao Oscar deste ano, cuja premiação acontece no dia 4 de março, incluindo as de melhor filme e melhor diretor. O processo foi aberto um dia depois de as cédulas de voto serem enviadas aos cerca de 8 mil membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas que escolhem os vencedores do Oscar.

O processo, apresentado pelo filho de Zindel, David, listou mais de 60 semelhanças entre a peça “Let Me Hear You Whisper” e “A Forma da Água”.

Entre elas estão o enredo básico tanto do filme como da peça, nos quais uma faxineira solitária que trabalha em um laboratório científico durante a Guerra Fria cria um laço afetivo com uma criatura aquática cativa e concebe um plano para libertá-la.

Na peça de Zindel a criatura é um golfinho. No filme, é um ser meio humano, meio aquático.

O processo disse que, apesar das “semelhanças gritantes entre a peça e o filme obviamente derivativo, os réus nunca se deram ao trabalho de pedir ou obter uma licença” pelos direitos da peça de Zindel, nem de creditá-lo.

A Fox Searchlight rejeitou as alegações, que classificou como “infundadas (e) totalmente sem mérito”.

O estúdio disse em comunicado que o momento da ação parece calculado “para coincidir com o ciclo de votação do Oscar de forma a pressionar nosso estúdio a fazer um acordo rápido. Ao invés disso, vamos nos defender vigorosamente e, por extensão, este filme pioneiro e original”.

Confira o trailer do filme:

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos