Abuso sexual e transtorno bipolar marcaram a difícil vida de Dolores O"Riordan, vocalista do Cranberries

Cantora irlandesa morreu repentinamente aos 46 anos, ainda de causas desconhecidas do público.

Por BBC Brasil

A repentina morte da talentosa vocalista da banda irlandesa The Cranberries, Dolores O'Riordan, aos 46 anos, joga luz sobre uma vida de dificuldades, em que a cantora teve de enfrentar abusos sexuais e problemas físicos e mentais.

Segundo confirmou em um breve comunicado sua assessora, Lindsey Holmes, a artista morreu em um hotel de Londres, onde havia se hospedado para participar de uma gravação.

As causas da morte da cantora, nascida na cidade de Limerick e mãe de três filhos, ainda são desconhecidas. Até o momento, a polícia informou que o caso não está sendo tratado como suspeito e que está preparando informações para a análise forense.

Abuso sexual

Em entrevistas ao longo da carreira, O'Riordan fez várias referências a abusos sexuais sofridos na infância.

Em 2013, à revista LIFE, a cantora contou que foi abusada dos 8 aos 12 anos de idade, por uma pessoa de confiança da família.

99616729hi044065104-9daf62571dc4c040805e2a89b3eece93.jpg O grupo The Cranberries alcançou a fama mundial na década de 90 / Reuters

"Eu era só uma menina", disse O'Riordan.

Por anos, ela manteve segredo sobre os abusos, enquanto se culpava pelo que havia ocorrido.

"Isso é o que acontece. Você acredita que é culpa sua. Enterrei o que aconteceu. É o que se costuma fazer – você enterra porque tem vergonha", disse no ano seguinte ao Belfast Telegraph.

"Você pensa: 'Oh, Deus, como sou horrível e repugnante. Você cria um ódio contra si mesma que é terrível. E, com 18 anos, quando fiquei famosa e minha carreira deslanchou, foi ainda pior. Aí, desenvolvi uma anorexia".

Por anos, a anorexia foi acompanhada de crises nervosas, abuso de álcool e pensamentos suicidas.

99616731hi044060529-c89f9a79a40561a7d8283f841076ee4e.jpg O"Riordan chegou a ser a mulher mais rica da Irlanda / Getty Images

Na mesma entrevista, O'Riordan lembrou do horror de reencontrar seu abusador em 2011, depois de anos sem vê-lo.

O encontro aconteceu no funeral de seu pai, cuja perda lhe causou uma dor ainda mais profunda.

Ao mesmo veículo, ela revelou que, em 2013, tentou "se suicidar com uma overdose".

Para se recuperar, apoiou-se nos três filhos que teve com Don Burton, agente da banda Duran Duran e de quem se separou em 2014, após 20 anos de casamento.

Transtorno bipolar

Nesse mesmo ano, ela foi detida, acusada de ter se envolvido em um incidente violento com uma aeromoça em um voo internacional.

Dolores Reuters

Dois anos mais tarde, a artista teve que pagar cerca de US$ 7.000 (R$ 22,5 mil) a uma organização de caridade por ter agredido um policial.

Documentos apresentados durante as investigações sobre o incidente confirmaram que a cantora havia sido diagnosticada em 2015 com transtorno bipolar. Segundo a artista, o transtorno era a causa de seus surtos de agressividade.

"Há dois extremos na escala: você pode se sentir extremamente deprimida (…) e perder o interesse nas coisas que ama fazer, e logo se sentir supereufórica", disse ao jornal Metro.

"Mas você só fica nesses extremos por cerca de três meses, até que vai ao fundo do poço e cai na depressão. Quando você está transtornado, não dorme e se torna muito paranoico."

E a depressão, segundo O'Riordan, "é uma das piores coisas que podem acontecer com você".

Problemas na coluna

Quanto à saúde física, O´Riordan sofria de problemas na coluna.

99616735hi044062842-ee70794062a3f531670f93399bb8cf23.jpg Quando morreu, O"Riordan estava em Londres em meio a uma agenda de gravações / PA

As dores obrigaram a banda a cancelar vários shows em maio de 2017, pouco depois de uma turnê na Europa.

"O problema nas costas de Dolores está na parte média e alta da sua coluna. A respiração e os movimentos diafragmáticos associados ao canto colocam pressão nos músculos e nervos dessa área, exacerbando a dor", escreveu o grupo em sua página no Facebook, após pedidos do público para que a apresentação fosse mantida e que a cantora se apresentasse sentada.

©
Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo