Novo filme da Pixar, Viva – A Vida É uma Festa se inspira na cultura do México

Por Dmitry Belyaev/Metro Internacional
Animação recria ambiente singular da celebração do Dia de Finados do país latino - Divulgação
Novo filme da Pixar, Viva – A Vida É uma Festa se inspira na cultura do México

O diretor americano Lee Unkrich (de “Toy Story 3”) sempre se sentiu atraído pelo Dia dos Mortos, a tradicional festa de Finados que varre o México em novembro.

“A ideia da morte ali era muito diferente daquela com a qual cresci. As cores, a música e a celebração me pareciam uma forma fascinante de me aproximar da morte”, afirma ele. Esse interesse resultou em “Viva – A Vida É uma Festa”, nova animação da Pixar, que estreia nesta quinta-feira (4).

Leia mais:
Aventura Jumanji ganha versão repaginada divertida que estreia nesta quinta
Protagonista do filme The Square, Claes Bang exalta importância da liberdade de expressão

Ao lado de Adrian Molina, Unkrich dirige a história sobre Miguel, um menino de 12 anos que sonha em se tornar um grande músico, apesar de sua família rechaçar o ofício. Na busca por se provar enquanto artista, ele acaba caindo no Mundo dos Mortos, onde parte em uma jornada que ronda por seus próprios antepassados.

“Esse filme é uma celebração da ideia de família. Ao assisti-lo, esperamos que as pessoas se lembrem da importância dessa conexão e daquilo que sacrificamos uns pelos outros”, diz Molina, que também escreveu o roteiro.

Para criar “Viva”, a equipe de produção viajou por todo o México, passando por Oaxaca, Guanajuato, Morelia e Cidade do México, sempre em contato com famílias e personagens que serviram de inspiração.

“Quisemos compartilhar com nossas próprias experiências. O mundo viu algumas imagens negativas do México nos últimos tempos, e vemos este filme como uma chance de enviar mensagens positivas”, diz Unkrich.

O longa transita entre dois mundos, de personagens vivos e mortos e cheios de música. “O desafio foi criar uma história coesa, engraçada, aventureira e emocionante”, afirma Molina.

Veja o trailer do filme:

Loading...
Revisa el siguiente artículo