Entretenimento

Tulipa Ruiz revela faceta intimista e apresenta inéditas em novo álbum Tu

O último disco de Tulipa Ruiz, “Dancê” (2015), era como uma noite de sábado: animado, dançante, festeiro. O álbum que ela acaba de lançar, “Tu”, mostra a cantora como numa manhã chuvosa de domingo: intimista, pensativa.

“Desde 2010, quando eu lancei ‘Efêmera’, o Stéphane (San Juan, baterista) me deu a ideia de gravar as músicas em formato acústico, como estávamos apresentando em turnê na Europa. Ano passado, voltamos a excursionar e ele disse a mesma coisa, que a palavra, a letra da música, ficava bem mais forte nesse formato. Senti que tinha que fazer esse registro mais nude das músicas”, diz a cantora.

Parte dos objetivos foram alcançados. Realizado em parceria com seu produtor musical e irmão, Gustavo Ruiz, “Tu” é um disco acústico com uma percussão que passeia suavemente pelas músicas. O que importa aqui é a mensagem. As faixas ganham ritmo lento para favorecer a construção dos personagens das letras, como em “Pedrinho” e “Desinibida”.

Recomendados

“São músicas necessárias hoje, falam de liberdade em um momento de tanto conservadorismo no nosso país”, afirma Tulipa.

As coisas desandaram, porém, em outro aspecto. A ideia era fazer um álbum de regravações, mas só quatro das nove faixas já são conhecidas do público. Além das já citadas, “Dois Cafés” e “Algo maior” também ganharam novas roupagens.

O disco apresenta cinco canções inéditas, todas brincando com a sonoridade das palavras. “Game”, single de divulgação, faz uma brincadeira entre os significados, podendo ser tanto o jogo eletrônico quanto o ato de se envolver com alguém.

Em “Terrorista del Amor” ela canta em espanhol ao lado do franco-chileno Adan Jodorowsky, resultando na melhor música do álbum. Na faixa-título, ela não fala só do outro como também de si, já que “tu” é a primeira sílaba de seu nome. Completam a seleção “Pólen” e “Pedra”.

As canções foram criadas quatro dias antes da gravação, feita em Nova York. O disco foi registrado ao vivo – “senão ia expirar”, segundo a cantora, que ainda o define como um “filho não-planejado”.

“Tu” ganha show de lançamento neste sábado, às 21h, e domingo, às 18h, no Sesc Pinheiros. Os ingressos custam R$ 40 e estão à venda na rede Sesc.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos