De Conde de Monte Cristo a Rocky Balboa: as referências de O Outro Lado do Paraíso

Por Metro Jornal
Divulgação
De Conde de Monte Cristo a Rocky Balboa: as referências de O Outro Lado do Paraíso

O mote de "O Outro Lado do Paraíso" é a vingança. Antes mesmo de os grandes vilões da novela de Walcyr Carrasco começarem a arquitetar maldades contra a mocinha Clara (Bianca Bin), os telespectadores já comparavam a história à de "Avenida Brasil" (2012), entre outras tramas em que o acerto de contas é o pano de fundo para grandes embates.

Mas as referências do autor não param na teledramaturgia brasileira e os telespectadores têm se divertido em encontrar essas semelhanças, presentes na literatura, no cinema e na televisão.

O Conde de Monte Cristo

No capítulo exibido na última terça-feira (28), Clara é lançada ao mar dentro de um caixão, depois de ocupar o lugar de sua amiga Beatriz (Nathalia Timberg), que acabara de morrer, para fugir de um hospício isolado em uma ilha. Essa é apenas uma das semelhanças com a história de Edmond Dantes, protagonista do romance de Alexandre Dumas ambientado em 1814.

No clássico francês, o herói também é encarcerado por anos e tem na figura de Faria um mentor que lhe ensina coisas importantíssimas para usar em sua vingança – e ainda lhe indica o mapa de um tesouro. A obra teve algumas adaptações para o cinema, sendo a mais recente produzida em 2002, tendo Jim Caviezel no papel de Dantes.

Bianca Bin Clara Jim Caviezel Conde Monte Cristo Clara e Dantes: traídos, encarcerados e auxiliados por grandes amigos / Divulgação

 

 Kill Bill

A história de Beatrix Kiddo (Uma Thurman), contada em dois filmes, também é guiada pelo "olho por olho, dente por dente". Depois de cair numa armadilha, porém, a loura é enterrada viva. Em cenas super claustrofóbicas, o telespectador "sofre" junto. Clara, assim como a protagonista da história de Quentin Tarantino, também tem de tentar vencer a madeira do caixão depois que seu plano de fuga dá errado.

 

Kill Bill e Outro Lado do Paraíso Reprodução

 

Revenge

Aqui a semelhança ainda é mais divertida porque, a exemplo de Emily Thorne (Emily Van Camp), o plot da série é o duelo entre duas mulheres poderosas. Clara voltará para Palmas para se vingar de vários personagens, mas seu principal alvo é a ex-sogra, Sofia (Marieta Severo). Emily, por sua vez, acaba se tornando nora de sua grande inimiga, Victoria (Madeleine Stowe).

Revenge Outro Lado do Paraíso Meu nome é Clara, mas pode me chamar de Emily Thorne / Divulgação

 Rocky

Incentivada por Beatriz, Clara se dedica a uma rotina de exercícios intensa para ajudar a manter a sanidade. Corre pela ilha, escala formações rochosas, faz flexões e outros exercícios dignos de cross fit. O detalhe da mão enfaixada e até a paleta de cores do figurino remete ao lutador mais querido do cinema: Rocky Balboa, personagem lendário de Sylvester Stallone.

Rocky Balboa e Bianca Bin Clara Balboa / Reprodução

 

 

 

 

 

 

 

 

Loading...
Revisa el siguiente artículo