Portal reúne coleção iconográfica sobre cultura e história do Brasil desde o século 16

Por Metro Rio e Agência Brasil
Reprodução
Portal reúne coleção iconográfica sobre cultura e história do Brasil desde o século 16

Cerca de 2.500 obras iconográficas do acervo da Biblioteca Nacional, do Instituto Moreira Salles (IMS), do Itaú Cultural e da Pinacoteca de São Paulo estão disponíveis gratuitamente na internet no portal Brasiliana Iconográfica. O endereço do site é: www.brasilianaiconografica.art.br.

A coleção é focada em obras que dizem respeito à cultura e história do Brasil a partir do século 16, época em que começam a circular os primeiros mapas e livros sobre a América Portuguesa, com pinturas e estudos científicos sobre a natureza do país.

O portal dá acesso às imagens em alta definição. Também estão disponíveis informações sobre cada peça, como origem, temas, histórias e ficha catalográfica.
Entre outras obras, a Biblioteca Nacional exibe desenhos originais de algumas das principais expedições científicas no território brasileiro.

Do acervo do IMS, destaca-se o desenho “Cidade de São Paulo” (1825-1826), do artista inglês Charles Landseer. Do Itaú Cultural, está disponível “Povoado numa Planície Arborizada”, de Frans Post.

Já entre os itens do acervo da Pinacoteca  está uma das raras pinturas a óleo de Jean-Batiste Debret, datada de 1816.

Loading...
Revisa el siguiente artículo