Mostra Internacional de Cinema encerra com filme francês A Trama

Por Metro Jornal São Paulo
Diretor Laurent Cantet discute problemas atuais por meio da juventude - Divulgação
Mostra Internacional de Cinema encerra com filme francês A Trama

Após abrir com um documentário sobre a crise dos refugiados pelo mundo, a 41ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo encerra nesta quarta-feira (1º) com outro título que propõe uma reflexão sobre os tempos atuais.

Exibido na sessão Um Outro Olhar do último Festival de Cannes, o longa “A Trama” discute questões latentes na França atual a partir de uma oficina literária na qual Olivia (Marina Föis), uma escritora de sucesso, guia um grupo de jovens entediados na criação de um romance policial a partir do lugar onde vivem.

A cidade é La Ciotat, situada no Mediterrâneo, que vive à sombra da prosperidade movida 30 anos antes pela indústria naval.

Olivia e a turma vivem em embates com Antoine (Matthieu Lucci). Questões como segregação, violência e falta de perspectivas para a juventude surgem nas conversas para a elaboração da obra.

“Gosto de usar a ficção para falar disso porque as questões vêm encarnadas e surgem de maneira mais emocional”, disse o diretor Laurent Cantet – premiado em Cannes por “Entre os Muros da Escola” (2008) – durante passagem por São Paulo para apresentar o filme.

“A Trama” ganha sessão hoje, às 20h, no Cinearte. Na ocasião, serão anunciados os filmes vencedores da 41ª Mostra de Cinema.

Loading...
Revisa el siguiente artículo