Entretenimento

Prêmio Brasil Fotografia apresenta os vencedores de 2017 e faz homenagem à Nair Benedicto

Em 2014, a fotógrafa Nair Benedicto sofreu com uma inesperada enchente em sua casa, na Vila Mariana, que danificou grande parte da sua coleção de filmes. O que ela não esperava é que muitas dessas imagens, após ampliadas, apresentassem um efeito deslumbrante, em tons rosados. Algumas dessas fotos abrem a exposição “Prêmio Brasil Fotografia” desse ano, no Espaço Cultural Porto Seguro.

Uma das grandes fotógrafas da história brasileira, Nair sempre se destacou pelo engajamento político. Ela é a homenageada da exposição, com a apresentação das fotografias feitas em 1989, quando cerca de 650 índios da região do Xingú se reuniram em Altamira, no Pará, para discutirem a construção de cinco usinas na região.

O espaço expositivo apresenta também obras dos cinco vencedores da premiação. Antonio Saggese mostra 12 imagens no ensaio “Hiléia”, onde florestas são fotografadas e depois tratadas como gravuras naturalistas.

Recomendados

O fotógrafo André Arruda venceu o prêmio Revelação por “Clóvis”, onde retrata brincadeiras carnavalescas típicas do suburbo do Rio de Janeiro.

Em Ensaio Multimeios o premiado foi Gilvan Barreto pelo trabalho “O Guarani”.

Por fim, a mostra traz obras de dois bolsistas: Adriano Escanhuela e Osvaldo Carvalho, com os projetos “Umidus” e “Outras Paisagens”. 

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos