Entretenimento

Clássicos de Mário de Andrade ganham versão em HQs

Uma das principais mentes a refletir sobre o Brasil do ponto de vista modernista, Mário de Andrade (1893-1945) tem duas de suas principais obras revistas na forma de histórias em quadrinhos.

Noventa anos após seu lançamento, “Amar, Verbo Intransitivo” ganha adaptação com roteiro de Ivan Jaf e arte de Eloar Guazzelli.

A história segue tal qual a imaginada por Andrade, que causou rebuliço nos anos 1920 ano narrar a saga de uma alemã contratada por um industrial paulista para cuidar da iniciação sexual de seu filho mais velho, alterando as dinâmicas sociais dentro da casa da família.

Recomendados

O apreço ao original se vê na transposição fiel dos textos aos balões – mesmo cuidado depositado na versão de “Macunaíma” escrita e desenhada por Rodrigo Rosa.

Os quadrinhos apostam nos tons alaranjados para recontar a trajetória do personagem-título, criado em 1928 a partir de uma mistura de informações do autor em torno de folclore, lendas, mitos indígenas e causos populares.

O anti-herói desbocado, preguiçoso, luxurioso e mentiroso – apresentado por Andrade, de forma crítica, como uma síntese do brasileiro – se encaixa bem na estética das HQs, que incorporam o tom bem-humorado e fantástico da obra original em uma narrativa fragmentada voltada, de forma especial, ao público infantojuvenil.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos