Entretenimento

Salvador Dalí: exumação para teste de paternidade revela bigode intacto do pintor

Cientistas forenses e especialistas legais exumaram nesta última quinta-feira (20) os restos mortais do artista surrealista espanhol Salvador Dalí, que haviam sido embalsamados, para retirar amostras de DNA com o objetivo de tentar resolver uma reivindicação de paternidade.

De acordo com eles, o famoso bigode do artista – que morreu há 28 anos, em 1989 – estava intacto. «O bigode estava na posição clássica, marcando dez horas e dez minutos», afirmou o secretário-geral da Fundação Gala-Dalí, Luis Peñuelas Reixach, em entrevista coletiva realizada no Teatro-Museo Dalí, em Figueres, na Espanha.

Leia mais:
Turnê de Justin Bieber é ‘inapropriada’ devido a ‘mau comportamento’, diz China
Mulher que cantou Evidências no metrô conhece Chitãozinho e Xororó

Recomendados

Durante a exumação ordenada pelo Tribunal Superior de Justiça da Catalunha foram extraídas amostras de cabelo, unhas, dentes e ossos.

Os resultados dos exames de DNA, porém, só devem ser anunciados em setembro, antes da audiência sobre a suposta paternidade, marcada para 18 de setembro.

Quem entrou com o pedido na justiça foi Maria Pilar Abel – nascida em 1956 em Figueres, cidade natal de Dalí e local onde está enterrado -, que reivindica que sua mãe teve um caso com o pintor.

Ela tem tentado provar que é filha dele há anos e, se a paternidade for confirmada, será a única herdeira conhecida de Dalí podendo reclamar 25% do patrimônio detido pelo artista no momento de sua morte. Quem se prejudica com isso é o Estado espanhol, que foi indicado pelo próprio pintor como único herdeiro universal.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos