Entretenimento

Italiano transforma barco em cinema para exibir filme para ribeirinhos na Amazônia

Reprodução

Na próxima segunda-feira (17) o barco «Gaia» vai zarpar rumo ao Rio Arapiuns, no Pará. A bordo dele, vão o jornalista italiano Oliviero Pluviano e uma cópia do filme «FitzCarraldo», que será exibido para comunidades ribeirinhas no projeto «Cinema na Amazônia».

ANÚNCIO

Até 31 de julho, o «Gaia», barco-gaiola típico da Amazônia, passará por Vila Anã, Lagoa da Praia, Arimum, São Miguel, Tucumá, Atodí, Aminá, São Francisco, Curí, Cachoeira do Aruã, e pelos rios Tapajós e Amazonas. Ao todo, 45 comunidades ribeirinhas poderão prestigiar a exibição de «FitzCarraldo», do diretor Werner Herzog e que fala sobre um personagem cujo sonho era construir uma casa de ópera na remota cidade de Iquitos, no alto Amazonas.

«Transformamos o ‘Gaia’ em um barco-cinema capaz de levar a sétima arte a dezenas de comunidades ribeirinhas no coração da Amazônia. O filme de Hergoz é a nossa inspiração para o projeto», disse Pluviano, jornalista italiano que vive no Brasil há mais de duas décadas e que, desde 2011, realiza projeções cinematográficas na região.

Recomendados

Além do filme, o «Gaia» entregará 15 impressoras para as comunidades ribeirinhas e panetones de 4kg, já que o projeto «Cinema na Amazônia» é patrocinado pela Bauducco. «Quis levar cinema para aquelas comunidades que não têm energia elétrica e para pessoas que nunca foram ao cinema», contou Oliviero. O jornalista realiza periodicamente expedições para a Amazônia.

Em 2014, ele levou esteve com o «Gaia» em Manaus, com a seleção italiana de futebol, que disputou um jogo da Copa do Mundo na capital. O projeto «Cinema na Amazônia» conta com o apoio do Ministério da Cultura e pode ser acessado pelo site www.fitzcarraldo.com.br.

Tags

Últimas Notícias