Aplicativo promete mapear lugares para ler poesia no Brasil

Por Bruno Bucis, do Metro Jornal Brasília
Reprodução / Facebook
Aplicativo promete mapear lugares para ler poesia no Brasil

A poesia tem casas – e ela pode estar morando mais perto do que você imagina. A poetisa brasiliense Marina Mara teve a ideia de ajudar aos interessados a encontrar onde a poesia está criando um mapa que registra bibliotecas, residências de autores, intervenções urbanas e outros em mais de 10 mil pontos do país. Todos estes dados estão agora disponíveis no aplicativo gratuito PoemApp, que ela lançou para Android.

O projeto foi criado pela poetisa com base em dados colhidos em uma década circulando pelo Brasil com ativismo poético focado na popularização dessa forma de expressão. Mas não é só o conhecimento dela que cria o mapa: os usuários podem – e devem – participar, contribuindo com a localização e a descrição de saraus.

“Ao idealizar o PoemApp pensei no quanto seria útil reunirmos a cena literária do Brasil em um só lugar, de forma democrática e sustentável. Imagina chegar em uma cidade e num clique descobrir tudo o que está rolando na cena poética local, a biblioteca ou editora mais próxima, o sarau, o lançamento de livro, o poeta da cidade… É uma ‘mão no verso’ para formação de público”, brinca Marina.

O aplicativo foi desenvolvido junto à Universidade de Brasília, coordenada por Suzete Venturelli, professora e doutora. O conteúdo também está no sitepoemapp.com.br, que apresenta o mapa da poesia do Brasil, além de um blog com dicas literárias.

Quem baixa o aplicativo ainda ganha de graça uma versão digital do novo livro da escritora, “Profissão Poeta – Um Guia Prático e Amoroso Sobre Viver de Poesia’. O guia é uma compilação das palestras e workshops que Marina ministrou pelo Brasil.

O livro vai na contramão das convenções sociais, incentivando os jovens escritores a investirem em uma carreira literária, usando temas como a publicação de livros, autogestão da carreira artística, ativismo literário, captação de recursos, produção de saraus, financiamento coletivo de projetos e outros temas relativos à divulgação de livros.

Loading...
Revisa el siguiente artículo