Entretenimento

Com foco no público jovem, ‘Real – O Plano por Trás da História’ narra criação de moeda

Quando foi lançado, em março, o trailer de “Real – O Plano por Trás da História” logo se tornou assunto nas redes sociais por apresentar uma trupe de economistas no mesmo estilo descolado de “Os Mercenários”. A sensação foi de pastiche e teve efeito cômico pela desconexão imediata entre aquele universo cheio de números e o frenesi dos filme de ação de Sylvester Stallone.

Para o produtor Ricardo Fadel Rihan, a intenção era justamente usar um verniz pop para uma história dura. “Gostaríamos que os jovens que não viveram a época da superinflação pudessem conhecer essa história pela linguagem cinematográfica. O desafio foi transformar um tema árido em algo interessante para esse público”, diz.

Leia mais:
Ao melhor estilo hollywoodiano, filme sobre criação do Plano Real ganha trailer
‘Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar’ repete fórmula lucrativa

Recomendados

O longa, que narra os meandros políticos da criação e consolidação do Plano Real entre 1993 e 2003, chega hoje aos cinemas na mira de um Fla-Flu político que já colou vários rótulos no filme antes mesmo de ele estrear.

“Nenhuma ideologia, seja de direita ou de esquerda, pode se sobrepor a um fato histórico. O real ainda existe e é forte apesar do caos que a gente vive. A polarização gera uma conversa cega. O mais importante é pelo menos olhar para a história”, diz Emílio Orciollo Netto, que encarna o economista Gustavo Franco, retratado como um herói narcisista e polêmico alçado à presidência do Banco Central no governo FHC.

O diretor Rodrigo Bittencourt também defende uma abordagem suprapartidária para a própria obra. “Pra mim, o plano real não foi econômico, mas social. Pensamos desde o início em equilibrar as coisas, porque a gente sabe que o Brasil não está  equilibrado. A gente trabalha com fatos”, ressalta ele.

Foi essa preocupação que fez Orciollo Netto aceitar o papel de protagonista. Aos 43 anos, ele considera este o maior desafio de sua carreira.

“Politicamente falando, ele é o oposto de mim, mas não é por causa disso que vou rejeitar um papel. Amo minha profissão e minha liberdade para escolher. Gustavo Franco é amado e odiado por muitos, e é fundamental não julgar o personagem que você faz.”

Confira o trailer de “Real – O Plano por Trás da História”:

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos