Entretenimento

Documentário ‘Marias’, de Joana Mariani, retrata a força do feminino

Depois de rodar em festivais de cinema em 2015, chegou o momento do documentário “Marias – A fé no feminino” ser conhecido pelo grande público. Dirigido por Joana Mariani, o longa gravado em cinco países estreou nesta última quinta-feira (17) nos cinemas brasileiros.

Contado por meio de histórias vividas no Brasil, Cuba, México, Peru e Nicarágua, “Marias” faz uma jornada pelo feminino exaltado na figura de Nossa Senhora, uma vez que a fé e a devoção depositadas nela têm grande importância na cultura dos países latino-americanos.

Leia mais:
Diretor e roteirista Domingos Oliveira fala sobre seu novo longa ‘BR 716’
Eddie Redmayne fala sobre estreia de ‘Animais Fantásticos e Onde Habitam’

Recomendados

“Tudo começou quando uma amiga me contou que os 24 países da América Latina têm Maria como padroeira. Foi quando tive vontade de entender mais sobre a importância dela nestes lugares”, explica a carioca Joana Mariani ao Metro Jornal.

A diretora contou que,  durante a pesquisa sobre esses países, ficou claro que o destaque da figura patriarcal era algo de fachada e que a mãe é que seria realmente o centro, “quem segura a onda da família”.

O documentário, que inicialmente tinha a intenção de contar sobre fé, devoção  e as diferentes maneiras de celebração da Nossa Senhora em cada país, cresceu seu olhar para a força da figura feminina neste contexto.

“Eu sempre digo que você não dirige o documentário, ele te dirige. Então, fomos sendo levados para esse olhar de generosidade, cuidado, acolhimento do feminino”, diz a cineasta.

O nome Maria é uma constante durante os 75 minutos do longa. Dos seis personagens, são quatro Marias e dois José Maria que rendem cinco histórias de três mulheres, de um casal e de um homem.

Com direção de fotografia de Anderson Capuano e produção de Joana com Matias Mariani, “Marias” ganha destaque pela emoção  transmitida sem, no entanto, apelar para o sentimentalismo.

 

Veja o trailer do filme:

https://www.youtube.com/watch?v=wcZrajrsH0U

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos