Entretenimento

Fotobiografia revê trajetória artística de Marília Pêra

'Marília Soares Marzullo Pêra', de Sandra Pêra e Nélida Piñon; Arte Ensaio, 304 págs., R$ 70
‘Marília Soares Marzullo Pêra’, de Sandra Pêra e Nélida Piñon; Arte Ensaio, 304 págs., R$ 70

O álbum de fotos de Marília Pêra (1943-2015) e sua família é capaz de narrar diversos momentos de sua trajetória nas artes cênicas. Tais imagens fazem parte da herança que a atriz deixou ao público antes de morrer, em dezembro do ano passado: a fotobiografia, “Marília Soares Marzullo Pêra”.

A publicação foi feita em parceria com a irmã, Sandra Pêra, a quem ela costumava chamar de “arquivista” devido à dedicação em guardar grande parte dos registros familiares.

“Eu sempre tive esse material aqui. São ‘milhões’ de fotos. Há alguns anos, eu disse à minha irmã que queria preparar uns álbuns, separados por assunto. Foi aí que tudo isso teve início”, conta Sandra. Algumas fotos precisaram até mesmo ser higienizadas devido ao desgaste do tempo.

Recomendados

Durante esse processo, Marília foi ao lançamento da fotobiografia da imortal da Academia Brasileira de Letras, Nélida Piñon, em 2013, e decidiu seguir o modelo. “Esse livro vai ao encontro de tudo o que eu quero contar sobre minha família”, disse ela ao marido, Bruno Faria, na ocasião.

O prefácio da publicação de Marília é, inclusive, assinado pela própria Piñon. “Zelosa da linguagem teatral, Marília Pêra reverenciou o peso histórico da arte. Intérprete do turbilhão de palavras ora efêmeras, ora imortais, reconhecia nelas a matéria subjacente e o subterfúgio poético que ensejam o ator a brilhar em cena”, escreve a autora.

A foto da capa foi feita especialmente para o livro, que Marília viu pronto. A atriz chegou a autografar alguns exemplares e planejava lançá-lo em dezembro passado. O legado de sua arte, contudo, permanece vivo para quem quiser conhecê-lo melhor.

Filha dos atores Manoel Pêra e Dinorah Marzullo, Marília Pêra nasceu em 1943, no Rio, e sempre foi cercada pela arte.

Leia também:
Cantor pop Jason Derulo fica totalmente nu em novo videoclipe
Produtora será processada por acidente de Harrison Ford em set de «Star Wars»

A atriz pisou no palco pela primeira vez com apenas 4 anos e, a partir de então, atuou em mais de 50 peças, como “Master Class” (1996) e “Mademoiselle Chanel” (2004). Seu último trabalho no teatro foi em “Alô, Dolly!”, ao lado de seu amigo Miguel Falabella. Ao longo da carreira, a artista participou de cerca de 30 novelas, além de 27 filmes.

Em 2015, a vida de Marília foi o tema do enredo da Mocidade Alegre de São Paulo, durante o Carnaval. A atriz definiu a homenagem como “um presente de Deus”. A escola foi vice-campeã.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos