Longa "Os Amigos" traz parceria entre Marco Ricca e a diretora Lima Chamie

Por lyafichmann
Marco Ricca, Caio Blat e Alice Braga integram elenco estelar | Divulgação Marco Ricca, Caio Blat e Alice Braga integram elenco estelar | Divulgação

Para a diretora Lima Chamie, valer-se do cinema para falar de amizade é algo subversivo. Afinal, são as arrebatadoras histórias de amor que costumam ganhar espaço na sétima arte. “Esse é um sentimento cotidiano discretamente revolucionário, porque talvez sem ele a gente não sobrevivesse a esse mundo áspero”, diz ela, que escreveu o roteiro de “Os Amigos” justamente para um amigo, o ator Marco Ricca, com quem trabalhou em seu filme de estreia, “A Via Láctea” (2007). (Confira trailer no fim do texto)

No longa, que estreia nesta quinta-feira, ele vive Théo, arquiteto que vive uma crise de meia idade catalisada pela morte de seu melhor amigo de infância. O público acompanha um dia da vida dele desde a manhã, quando acorda para ir ao velório. Nesse tempo, ele se lembra de como a amizade com Juliano (Otávio Martins) foi definitiva em sua vida, enquanto divide impressões com a atual melhor amiga, a mãe solteira Maju (Dira Paes).

O longa é entrecortado por passagens em que crianças fazem uma montagem teatral de “A Odisseia”, narrando a difícil jornada de Ulisses para volta a sua casa. “A trajetória do personagem é de redescoberta, daí esse paralelo. As crianças regem os adultos no filme. A gente vai esquecendo um pouco quem a gente era nesse instante mais puro da vida. Voltar a esse espaço é resgatar uma força que está se perdendo”, afirma Chamie.

Com o filme pensado para ele, Ricca diz que foi “sendo tomado” pela tese de que a amizade é transformadora. “A Lina sabe mexer com coisas cotidianas que parecem ser pequenas. Ela interferiu muito no meu trabalho porque não queria que o Théo ficasse muito carrancudo, ela queria revelar uma transformação interna”, afirma.

A tênue linha entre amor e amizade na relação do personagem dele com a de Dira Paes encantou a atriz. “Gosto da ideia desse homem e dessa mulher que nunca se viram como amantes e têm esse sentimento muito mais duradouro”, diz ela, integrante de um elenco que conta ainda com Alice Braga, Fernando Alves Pinto, Rodrigo Lombardi, Sandra Corveloni e Caio Blat.

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo