CCBB recebe musical com letras de canções de Odair José

Por lyafichmann
Tipos retratados pelo compositor estão em cena | Paulo Henrique/Divulgação Tipos retratados pelo compositor estão em cena | Paulo Henrique/Divulgação

É feito de afetos, não de preconceitos, o musical “Eu Vou Tirar Você Deste Lugar – As Canções de Odair José”, que estreia nesta quinta-feira no Centro Cultural Banco do Brasil após temporadas em Brasília e Belo Horizonte.

Com direção e roteiro de Sérgio Maggio, o espetáculo toma o universo do autor de “Cadê Você?” como inspiração para uma história passada em dois períodos (os anos 1920 e 1970) e recheada dos tipos populares tão afeitos ao imaginário do compositor goiano: a prostituta, a empregada doméstica, o garoto sonhador que sonha ser cantor de rock etc.

Cronista musical de seu tempo, Odair José sempre esteve presente na memória afetiva de Maggio. “Quando criança, eu ficava muito com as empregadas e via a loucura delas diante do radinho de pilha. Quando aquela voz masculina cantava, Maria, uma empregada da vizinha, gritava feito louca”, conta o diretor. “Depois, quando fiz a pesquisa sobre as donas de bordéis da Bahia [que rendeu o livro-peça “Conversas de Cafetinas”, premiado com o Jabuti], me reencontrei com Odair nas radiolas de fichas dos cabarés. Ele fez muitas canções dedicadas às prostitutas e, como bom cronista, nunca as julgava.”

O estalo para a criação da história — que envolve o assassinato de uma cortesã nos anos 1920 — veio durante uma sessão de “Mamma Mia” em Buenos Aires. Ali, assistindo ao espetáculo, o diretor vislumbrou tudo. Vieram as conexões, as canções de Odair, o desejo de fazer um musical brasileiro com texto original. “Escrevi o projeto no hotel naquela mesma madrugada”, lembra. “Quando ganhamos o edital [do CCBB], corri para fazer o roteiro. Ouvi mais de 200 canções e escrevi a primeira versão em 15 dias.”

A vedete negra Watusi – estrela de shows do cabaré francês Moulin Rouge –, Jones de Abreu e Camila Guerra são os atores convidados do espetáculo. Os outros cinco foram escolhidos por audição. “Queria descobrir talentos e gerar oportunidades”, diz o autor.

Serviço: No CCBB (r. Álvares Penteado, 112, Centro, tel.: 3113-3651. Estreia nesta quinta-feira. De qui. a sáb., às 20h; dom., às 19h. R$ 10. Até 19/1/2015.

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo