Entretenimento

Pinacoteca recebe obras hiperrealistas do artista australiano Ron Mueck

Depois de uma passagem de sucesso no MAM do Rio de Janeiro, que atraiu mais de 230 mil pessoas, as figuras hiperrealistas do escultor australiano Ron Mueck chegam nesta quinta à Pinacoteca.

ANÚNCIO

Serão exibidas nove criações do artista – incluindo três de suas obras mais recentes, de 2013 –, todas feitas de fibra de vidro e silicone. Elas vão ocupar o primeiro andar da Pinacoteca e o espaço octógono, que hospedará a famosa obra “Casal Debaixo do Guarda-Sol” (2013). O museu também vai apresentar o vídeo “Still Life: Ron Mueck at Work”, de Gautier Deblonde, que mostra o processo de desenvolvimento das obras.

As criações de Mueck trazem sempre como destaque os seres humanos e são inspiradas por pessoas comuns. O surpreendente é o realismo e a precisão nos detalhes das obras, que ganham ainda novas proporções e significados, como “Máscara II” (2002), na qual ele esculpiu seu próprio rosto dormindo nas medidas de 1,18 m por 77 cm. Ainda fazem parte da mostra “Mulher com as Compras”, “Jovem Casal”, “Mulher com Galhos”, “Homem em um Barco”, “Juventude”, “Natureza Morta” e “À Deriva”.

Recomendados

Por causa do preciosismo e dedicação injetados em seu trabalho, o artista tem poucas obras no portfólio – a Pinacoteca recebe praticamente um quarto de sua produção.

A exposição foi concebida pela fundação francesa Cartier Pour L’Art Contemporain sob curadoria de Hervé Chandès e Grazia Quaroni.

Serviço: Na Pinacoteca (pça. da Luz, 2, Centro, tel.; 3324-1000). Abre nesta quinta-feira. Ter., qua., sex., sáb. e dom., das 10h às 17h30; qui., das 10h às 22h. R$ 6 (qui., das 17h às 22h, e sáb., grátis). Até 22/2/15.

[metrogallerymaker id=»453″]

 

Tags

Últimas Notícias