Quando uma suposta gatinha – uma menina, segundo seus criadores – com um rosto simpático e fofinho surgiu no Japão em 1974, ninguém poderia imaginar que no próximo dia 1º de novembro ela iria comemorar seus 40 anos arrecadando bilhões de dólares anualmente para a Sanrio, empresa que detém os direitos da marca.
O rosto adorável de Hello Kitty, com seu eterno laço na cabeça, um símbolo do «kawaii» japonês, que significa «belo» ou «graciosa», percorreu o mundo.
Recomendados
Taylor Swift surpreende os fãs com um “álbum duplo” intitulado The Tortured Poets Department: The Anthology
O novo passatempo de Leonor em suas saídas noturnas? Isto é o que a princesa faz com seus...
Os filhos de Shakira pedem para conhecer Clara inesperadamente a Piqué
Em 1974, ninguém poderia imaginar que a personagem, esboçada em poucos traços, sem contorno de rosto e sem boca, com seis traços para formar um bigode, estabeleceria-se como um sucesso surpreendente em todo o mundo.
Neste ano, Hello Kitty se tornou tema de uma grande exposição inaugurada em meados de outubro em Los Angeles.
Em julho, a gatinha e/ou menininha ganhou seu próprio espetáculo em Hong Kong, e também ganhou de presente um passeio espacial para celebrar seu aniversário no satélite Hodoyoshi-3, lançado em na Rússia.
Atualmente, esta criatura, que tem fã-clubes em muitos países, arrecada vários bilhões de dólares anualmente para seus proprietários e aqueles que a usam para promover seus produtos.
Prova de seu sucesso é que o Japão dedicou a ela dois parques temáticos.
Sua imagem está reproduzida em todo planeta em 50 mil artigos diferentes, de chiclete até a cabine de aeronaves, passando por eletrônicos, canetas e coleiras.
De acordo com Kazuo Tohmatsu, uma porta-voz da Sanrio, o nascimento de Hello Kitty, em 1974, é perfeitamente consistente com o período em que o Japão vivia. Três décadas depois da guerra que o arruinou, o país foi reconstruído. As crianças já tinham algum dinheiro nos bolsos e podiam gastar em distrações.
Mais adultos do que crianças
Nos últimos anos, Hello Kitty tornou-se um dos ícones do «Japão cool» e da cultura pop japonesa que invadiu o mundo com desenhos animados e mangás.
O universo rosa de Hello Kitty não se limita às meninas românticas, mas estende-se a todas as idades, no Japão e em todo o mundo. Segundo um porta-voz da empresa, o interesse atual seria até maior entre os adultos.
«De certa forma, Hello Kitty dá aos adultos o direito de brincar novamente, dá a possibilidade de externalizar uma parte de si que não pode ser expressada novamente», diz Christine Yano, uma antropóloga que estudou o fenômeno da «kawaii».
Além disso, a Sanrio pretende lançar em breve uma série de produtos da Hello Kitty para os homens.
Noriko Hoshino, uma secretária de 56 anos, pretende comprá-los a seu marido e filho. Ela mesma se entregou tarde à Kittymania, mas basta um olhar para entender: em cada uma das suas unhas está o rosto de Hello Kitty.
«Eu tenho muitos produtos Kitty, para a cozinha, banheiro, bolsas, lingerie… Não conseguiria listar todos», diz.
Em meados de 2014, a Sanrio surpreendeu a anunciar que Hello Kitty não é uma gata, mas «uma menininha alegre e feliz com um coração de ouro», apesar do bigode e das orelhas pontudas.
O porta-voz da empresa disse que seu verdadeiro nome Kitty White, e ela nasceu no sul da Inglaterra no dia 1 de novembro de 1974. Ela é do signo de Escorpião e seu sangue é tipo A.