Entretenimento

Canadense Neil Young apresenta seu segundo disco em um ano

Neil Young lança ‘Storytone’ em duas versões, com orquestra e solo | Tristan Fewings/Getty Images
Neil Young lança ‘Storytone’ em duas versões, com orquestra e solo | Tristan Fewings/Getty Images

São 68 anos de vida, mais de 45 de carreira, dezenas de discos na bagagem em um álbum lançado no começo deste ano. Neil Young acha tudo isso pouco e está prestes a lançar mais um trabalho, o orquestrado “Storytone”.

Com a novidade, Young parte de uma estética oposta ao álbum “A Letter Home”, lançado no primeiro semestre. Naquela ocasião, o músico canadense precisou apenas de uma cabine gravadora da década de 1950, a Voice-O-Graph, para gravar 12 canções, com sua voz e guitarra.

Recomendados

Desta vez, o músico apresenta dez composições com uma abordagem grandiosa: uma orquestra e um coro, envolvendo a sua ainda bela voz. O formato da base do disco não chega a ser uma surpresa na vasta discografia de Young, que já utilizou o recurso de cordas em algumas músicas, mas ter uma orquestra com 92 instrumentos, sob a condução do compositor e arranjador alemão Chris Walden, e ainda um coro como parceiros do músico, é contagiante.

Entretanto, esse clima não compõe todo o álbum. Surpreendentemente, as delicadas canções são alternadas com músicas gravadas ao lado de uma big band, como em “I Want To Drive My Car”, que Neil empunha sua guitarra, engrossa o tom da voz e canta seu desejo de sair dirigindo por aí, em um blues devidamente acompanhado de um quarteto de sopros e piano.

“Storytone” - Neil Young (Reprise Records, R$ 45 (cd) em pré-venda no site neilyoung.com)
“Storytone” – Neil Young (Reprise Records, R$ 45 (cd) em pré-venda no site neilyoung.com)

Mas isso não é só. Neil Young lança aqui não um disco, mas dois. “Storytone” chega também com suas dez músicas em uma segunda versão, esta sim muito parecida com o que foi feito em “A Letter Home”, apenas com voz, guitarra e, ocasionalmente, gaita ou piano.

Neil liberou recentemente o vídeo de seu primeiro single, “Who’s Gonna Stand Up” e declarou que espera que a música, inspirada no documentário “Under the Influence”, seja usada por manifestantes em protestos sobre mudanças climáticas.

“Storytone” tem lançamento oficial na próxima segunda e já está em pré-venda no site neilyoung.com. Ele também pode ser escutado gratuitamente via streaming no site npr.org.

Ouça ao primeiro single do álbum:

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos