Maysa tem obra internacional relançada em caixa com cinco discos

Por lyafichmann
“Maysa Internacional” - Maysa (Discobertas, R$ 110) “Maysa Internacional” – Maysa (Discobertas, R$ 110)

Assim como diversos cantores brasileiros, Maysa (1936-1977) dedicou parte da década de 1960 a tentar conquistar o mercado musical pelo mundo. Foram diversas apresentações pela América Latina, África e Europa, mas o destaque dela se deu nos Estados Unidos, onde gravou uma série de compactos com releituras de canções tradicionais.

Parte dessa obra acaba de ser recuperada e relançada por aqui. A caixa “Maysa Internacional” reúne cinco discos. Dois deles apresentam a voz potente e grave de Maysa em álbuns norte-americanos. O primeiro é “Sings Songs Before Dawn”, lançado em 1961 e até então inédito no país.

Com orquestra dirigida pelo compositor e maestro norte-americano Jack Pleis (1917-1990), ele é cantado em sua maior parte em inglês, com standards da canção americana, como “The Man That Got Away” (famosa na voz de Judy Garland), “I’m a Fool To Want You” (hit de Frank Sinatra), mas há também músicas em francês (“Ne Me Quite Pas”) e em espanhol (“La Barca”), além de um registro de “A Noite do Meu Bem” (de Dolores Duran).

Já o disco “The Sound of Love” foi lançado em 1959 pela United Artists, mas seu conteúdo é o mesmo de “Convite para Ouvir Maysa nº 2”, editado no mercado nacional em 1958. Regido pelo maestro italiano Henrique Simonetti (1924-1978), a intérprete canta algumas de suas composições, como o sucesso “Meu Mundo Caiu” e “Por Causa de Você” (Antonio Carlos Jobim e Dolores Duran). Além desses álbuns, a caixa traz outros três discos com 47 músicas raras da discografia de Maysa, entre apresentações em festivais e canções de compactos lançados por diversos países entre 1959 e 1976.

Nesse pacote há registros de “Berimbau”, lançado como single na Argentina; uma canção do folclore turco, “Uska Dara”; um single italiano, “Dirgli Solo No”, e até uma versão em espanhol de “Reza”, de Edu Lobo.

Loading...
Revisa el siguiente artículo