Longa ‘Hermosa Juventud’ observa crise espanhola por viés jovem

Por fabiosaraiva
Ingid García-Jonsson vive garota desempregada que decide manter gravidez na contramão de sua situação econômica  | Divulgação Ingrid García-Jonsson vive garota desempregada que decide manter gravidez na contramão de sua situação econômica | Divulgação

O título do filme espanhol “Hermosa Juventud”, de Jaime Rosales, soa quase como uma provocação diante do panorama que apresenta. Os protagonistas são Natalia (Ingrid García-Jonsson) e Carlos (Carlos Rodríguez), casal de namorados bonito, jovem e aparentemente com todo um futuro pela frente.

A realidade, no entanto, é mais dura. Sem estudo, ela não trabalha, enquanto ele, no máximo, consegue bicos na construção civil. Para ganhar algum dinheiro, os dois fazem um vídeo pornô. A situação se agrava quando ela aparece grávida e decide ter o bebê a despeito de todos os fatores desfavoráveis para tal.

“Ela decide isso principalmente porque assim tem algo na vida. O bebê é uma oportunidade de ela fazer algo útil”, diz García-Jonsson, que participa de sessões do longa na 38ª Mostra Internacional de Cinema.

Nome em ascensão no cinema de seu país, ela se disse atraída pelo filme pelo fato de ele explorar “muitas facetas de uma mulher jovem e forte” e trabalhar personagens em geral pouco comuns na ficção. É gente de classe social mais baixa que sofre com os índices nada favoráveis de uma Espanha em crise, como a taxa de desemprego entre jovens com menos de 25 anos, na faixa de 55%.

“Essa é uma situação existente, porque quando tentamos olhar para o futuro, não enxergamos nada claro. É uma pena, porque sempre se diz aos jovens que agora é a hora de eles aproveitarem tudo, mas, na realidade atual na Espanha, eles não podem fazer nada. Para mim, isso é muito frustrante”, afirma ela.

O diretor deposita um olhar desalentador para essa situação, mas a atriz é mais otimista. “Acho que os personagens têm esperança e vontade de ir adiante.”

 

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo