Trio Corrente recebe o cubano Paquito D’Rivera em dois shows

Por lyafichmann

Assistir a uma apresentação do Trio Corrente já é um momento e tanto. Essa experiência vai ficar ainda melhor nesta quinta e sexta, com os shows que o grupo fará ao lado de uma lenda da música cubana, o saxofonista Paquito D’Rivera.

A parceria estelar nasceu em 2010, no Festival Jazz e Blues de Guaramiranga (CE), após um convite do músico e produtor francês Jacques Figueras a Paquito. No começo o artista cubano ficou temeroso, mas seu pianista, Alex Brown, convenceu que tocar com o Trio Corrente era um bom negócio. “Os três são muito consistentes e compenetrados”, comenta D’Rivera sobre Fabio Torres (piano), Edu Ribeiro (bateria) e Paulo Paulelli (contrabaixo).

Desse encontro nasceu não só uma amizade mas também um disco, “Song for Maura”, gravado em três dias de outubro de 2012. No álbum, dedicado à Maura, mãe do Paquito, o quarteto privilegia a música brasileira em 11 das 13 composições, com temas do choro, bossa nova e MPB contemporânea, como trabalhos de Pixinguinha, Severino Araújo, Johnny Alf, Guinga, Baden Powell, entre outros. O saxofonista assina apenas uma música. “Foi uma escolha de todos focar em autores tradicionais da música brasileira, em um processo muito natural”, conta.

O encontro foi prolífico. Além de elevar ainda mais o nome do Trio Corrente pelo mundo, a parceria rendeu um Grammy neste ano.  O gramofone dourado foi oferecido na categoria de melhor álbum de jazz latino, deixando para trás nomes como Buika, Omar Sosa e Wayne Wallace.

Empolgados, os brasileiros e o cubano cogitam uma nova parceria, mas sem pressa. “Ainda é muito cedo para concretizar algo. Estamos nos dedicando inteiramente a apresentar os shows de “Song for Maura”, finaliza Paquito.

Esse grande encontro chega nesta quinta-feira, às 21h, ao palco do Sesc Pinheiros (r. Paes Leme, 195, Pinheiros; tel.: 3095-9400), mas com ingressos esgotados. A boa notícia é que eles fazem na sexta, às 20h, uma apresentação gratuita, dessa vez no Sesc Campo Limpo (r. Nossa Senhora do Bom Conselho, 120, Campo Limpo; tel.: 5510-2700).

Trio Corrente e Paquitos em Rivera em apresentação no Festival Internacional de Jazz de Punta del Este, em 2011.

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo