Grupo de flamenco mantém viva obra de Antonio Gades em turnê de ‘Fuego’

Por Carolina Santos

Cinema e dança viraram unha e carne na parceria entre o coreógrafo Antonio Gades (1936-2004) e o cineasta Carlos Saura, responsáveis pela Trilogia Flamenca que resultou nos filmes “Bodas de Sangue” (1981), “Carmen” (1983) e “Amor Bruxo” (1986).

Este último foi levado ao palco por Gades como “Fuego”, em 1989. É esta versão que o público brasileiro confere nesta terça e quarta-feira, no Teatro Alfa, dentro de uma turnê que relembra a primeira década da morte do coreógrafo.

“Antonio gostava muito de dizer que os espetáculos tinham 100% deles dois”, afirma Stella Arauzo sobre a parceria. “O olho cinematográfico de Saura está nos segmentos das cenas e no uso dos blecautes. Gades se reflete na estética, na essência e na iluminação do mundo de Saura”, diz a diretora do grupo.

Cabe a Arauzo prezar pela continuidade da obra do mestre, com quem trabalhou de 1981 até 2004. “Fazemos um intenso trabalho de estética com nossos bailarinos, sempre em constante busca pela formas de Gades, mas também por sua filosofia”, diz.

“Fuego” é baseado no balé “El Amor Brujo” (1924), de Manuel de Falla (1876-1946). Narra a história do casal Candela e Carmelo, atormentado pela aparição fantasmagórica do marido da cigana, morto anos antes. Em cena, é o povoado que ajuda os amantes a acabar com a maldição.

Quase não há mais ingressos para o espetáculo, considerado o mais “andaluz” de Gades, numa referência à região espanhola tida como berço do flamenco. “Ele recupera parte de nosso folclore e nossos costumes familiares mais arraigados, combinando de forma sutil e inteligente a música de De Falla com o flamenco mais ancestral. Isso nos leva a explorar diferentes estilos do flamenco e expor vários pedaços da Espanha no Brasil”, conclui.

Serviço: No Teatro Alfa (r. Bento Branco de Andrade Filho, 722, Santo Amaro, tel.: 5693-4000). Nesta terça e quarta, às 21h. De R$ 50 a R$ 300.

Veja cenas do espetáculo:

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo