Projeto reúne mais de 500 desenhistas em torno de uma mesma história

Por lyafichmann

comic-con-experience-metro150

Fazer uma história em quadrinhos sozinho já é um trabalho e tanto, imagina com mais de 500 desenhistas? Pois esse projeto existe há mais de dez anos e está prestes a ser finalizado.

“O Crime do Teishouko Preto” é o título de uma HQ coletiva, criada por Daniela Baptista e Gualberto Costa, que tem como objetivo desenvolver uma história única, sem roteiro prévio: no ponto que um desenhista termina sua arte na página, o outro continua na seguinte e assim por diante.

A história começa com uma personagem do bairro da Liberdade, em São Paulo, chamada “Fumiko“, criada por Gualberto. O desenhista seguinte dá continuidade à personagem, ao seu modo, com a premissa de que a menina deve estar sempre na trama, e assim segue adiante. “Com o tempo tivemos que proibir roteiros como ‘era um pesadelo ou um sonho’, pois essa ideia ficou repetitiva”, conta Daniela.

Grande parte dos desenhos foi feito ao vivo, com o público presente, em um verdadeiro workshop. Nomes como Edgar Vasques, Fabio Moon, Fernando Gonsales, Gabriel Bá, Grampá, Guto Lacaz, Jô Oliveira, Laerte, Lourenço Mutarelli, Luiz Gê e muitos outros toparam a empreitada.

Agora “O Crime do Teishouko Preto” pretende ganhar um luxuoso formato em livro de capa dura, mas para isso, precisa da ajuda do fãs de quadrinhos. Daniela e Gualberto criaram um financiamento coletivo para que esse projeto se realize e então seja lançado na Comic Con Experience, que acontece entre 4 e 7 de dezembro, no Centro de Exposições Imigrantes.

O livro terá edição limitada e, para participar, basta acessar o site catarse.me/pt/jamsessiondequadrinhos e colaborar com a quantia que for possível. Porém, o tempo é curto e a ajuda só pode ser feita até 21 de outubro.

Outra marca que Daniela e Gualberto estão oficializando com a publicação é a entrada do livro no Guinnes Book, o livro dos recordes, com o maior número de colaboradores em uma única publicação de quadrinhos – atualmente esse número pertence a um comic book norte-americano, com 126 artistas.

[metrogallerymaker id=”379″]

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo