Filme sobre poeta italiano é bem recebido em Veneza

“II Giovane Favoloso” (“O Jovem Fabuloso”, em tradução livre), o filme italiano apresentado nesta segunda-feira, dia 1º na competição pelo Leão de Ouro no Festival de Cinema de Veneza foi bem recebido e aplaudido pelos jornalistas.
O filme do cineasta italiano Mario Martone retrata a vida do poeta italiano Giacomo Leopardi, desde a infância até sua morte em Nápoles, e é interpretado pelo ator Elio Germano.
O diretor comentou seu filme e destacou que não e necessário conhecer as obras do poeta para acompanhar a história.
“Acredito que a modernidade em Giacomo Leopardi esteja no tema da rebeldia e da diversidade, a chave de uma compreensão da atualidade para todos. Não existe a necessidade de conhecer as obras de Leopardi para acompanhar a história da viagem deste homem que é uma história de emancipação, de uma fuga e da ruptura de todas as prisões dentro da qual a própria vida nos obriga a estar”, afirmou Martone.
O cineasta também destaca e elogia o trabalho do protagonista Germano. “Sem Elio Germano este filme não seria possível”, disse ele.
Por sua vez, Germano falou do prazer em interpretar o poeta italiano. “é um luxo, um sonho pata qualquer ator, ainda mais tendo a possibilidade de ter tempo para preparar o personagem”.
Na última sexta-feira, dia 29, o filme “Anime Nere” (“Almas Negras”, em tradução livre), outro italiano que compete ao Leão de Ouro, foi aplaudido por 13 minutos na exibição oficial.
Ainda hoje, o Festival de Veneza contou com a apresentação, fora de concurso, de “Ninfomaníaca 2” do cineasta dinamarquês Lars von Trier.
“É verdade, toda a vez que aparece algo de masoquista eu estou presente”, disse Von Trier em uma entrevista por telefone. Na apresentação do filme estava presente apenas o protagonista Stellan Skarsgard. A produtora do dinamarquês, Louise Vesth anunciou no Festival que o próximo projeto do diretor será uma série de televisão inglesa. Não revelou detalhes, mas acrescentou que “será algo de incrível, algo que nunca foi visto na televisão”.
A 71ª Edição do Festival de Cinema de Veneza começou em 27 de agosto e termina em 6 de setembro. A Mostra foi inaugurada com o filme “Birdman” do cineasta mexicano Alejandro González Iñarritu, o único filme que representa a América Latina no concurso.