Entretenimento

‘O palco é o motor da minha vida’, afirma Omara Portuondo

| Divulgação
‘O palco é o motor da minha vida’, afirma Omara Portuondo | Divulgação

Aos 83 anos, diva do Buena Vista Social Club, Omara Portuondo retorna a São Paulo neste sábado para apresentar o show ‘Magia Negra’, em que reúne temas de jazz e música cubana de seu primeiro disco solo, gravado em 1958.

Em apresentações recentes no Brasil a senhora dividiu o palco com outros artistas. O que o público pode esperar deste show solo?
Será muito especial, porque vou cantar algumas músicas do meu primeiro disco solo, “Magia Negra” (1958). É uma oportunidade única de cantar músicas que me acompanham desde quando decidi começar minha carreira individual. Estou muito feliz de poder compartilhá-las com o público brasileiro.

Recomendados

Por que fazer um retorno às origens nesse momento de sua carreira?
Foi um prazer regravar um disco tão especial para mim. O produtor musical Ceruto foi quem me propôs o projeto e não hesitei em dizer sim. Estava morrendo de vontade de voltar a gravar, então foi a oportunidade perfeita.

Apesar de muito cubano, o disco tem influência do jazz. Qual a importância do estilo na sua carreira?
Sim, “Magia Negra” tem dois temas de jazz de Duke Ellington (1899-1974), como “That Old Black Magic” e “Caravan”. Sempre tento trabalhar com vários estilos musicais, canto música tradicional cubana, jazz e muitos outros. Mas, na verdade, o que amo mesmo é música em geral.

Na sua idade, muitos artistas diminuem o ritmo de viagens. De onde vem tanta vitalidade?
Ainda sou muito jovem! (risos) Acho que a resposta é bem simples: quando você faz o que mais ama – sua verdadeira paixão –, a energia vem sozinha. Estar no palco compartilhando o que mais amo e recebendo tanto carinho é o motor da minha vida – sem contar a minha família, claro!

Qual o segredo para manter uma voz tão poderosa?
Cantar todos os dias! E também manter uma vida saudável. Nunca fumei, faço sempre exercícios e não tomo bebidas alcoólicas.

A senhora já tocou em locais luxuosos e tem um estilo refinado, mas ainda é uma cantora popular. Como mantém esse frescor?
É importante sempre lembrar das suas raízes. Não importa onde você esteja, o fundamental é ser muito respeitoso com a tradição.

Serviço: No Teatro Bradesco (r. Turiassu, 2.100, Bourbon Shopping, Pompeia, tel.: 3670-4100). Sábado, às 21h. De R$ 90 a R$ 360.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos