‘É preciso ser o personagem’, diz ator que interpreta Paulo Coelho no cinema

Por fabiosaraiva
Julio Andrade na pele do escritor | Divulgação Julio Andrade na pele do escritor | Divulgação

Julio Andrade encarna ‘mago’ Paulo Coelho no filme ‘Não Pare na Pista’, de Daniel Augusto, que busca refazer os loucos anos de formação do escritor antes de ele se tornar best-seller

O que o apaixonou no personagem Paulo Coelho?

Fiquei instigado com esse cara que está hoje lá em Genebra. Comecei a vê-lo pelo ponto final e foi muito louco pensar no que aconteceu com ele [até hoje]. Outra coisa foi o meu irmão [Ravel vive Coelho na juventude]. Saí de Porto Alegre para mostrar a ele que dá certo ter essa vida de ator. Foi um aprendizado estar com ele e ver certa insegurança, a construção do personagem de fora para dentro… Tem coisa que não consigo fazer mais porque já estou cheio de vícios.


Você já interpretou Raul Seixas na TV. Como é estar do outro lado da história da parceria dessa dupla? 

Acho que rolava uma simbiose entre o Raul e o Paulo [que fez a letra de músicas como “Sociedade Alternativa”]. Eles eram muito parecidos, com barba, óculos escuros. Mas Paulo era um doidão que virou careta e o Raul era um careta que virou doidão. Eles inverteram os papéis.

 

Você não leu a biografia do Paulo a pedido da roteirista Carolina Kotscho. Por quê?

Acho que você não tem que fazer o personagem, você tem que ser o personagem.  Será que valia a pena ler o livro? Você tem que estar conectado com uma coisa mais profunda. Quando estive com ele em Santiago de Compostela, não observava trejeitos, observava o que fazia ele falar, enfim, coisas sutis.

 

Você sentiu preconceito por ter aceitado o papel?

Sim. Vi que não existia empolgação nas pessoas quando falava que ia fazer o papel. Elas nem sabem porque têm preconceito! Mas o Paulo tem um mérito que é falar com muita gente. Que se f*** se for autoajuda. Se isso faz as pessoas se reconectarem com elas mesmas, está valendo.

 

Veja o trailer:

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo