José Wilker será homenageado no Festival de Gramado

Por lyafichmann
Bruno Gagliasso e Regiane Alves protagonizam o longa de abertura | Dan Behr/Divulgação Bruno Gagliasso e Regiane Alves protagonizam o longa de abertura | Dan Behr/Divulgação

A 42a edição do Festival de Gramado abre nesta sexta-feira em tom de homenagem. O ator José Wilker, que morreu em abril e era curador do festival, será lembrado com a exibição de “Isolados”, um dos últimos filmes em que atuou. Ainda inédito, o longa dirigido por Tomas Portella aposta no gênero do terror com a história de um casal (interpretado por Bruno Gagliasso e Regiane Alves) que vivencia fatos estranhos numa casa de praia isolada. Após a exibição da produção, a filha de Wilker, Mariana, e a namorada dele, Claudia Montenegro, recebem as homenagens no palco do Palácio dos Festivais, localizado no centro da cidade gaúcha.

Diversidade

“Isolados” antecede uma programação que promete ser diversificada. “Esta foi a melhor seleção dos últimos anos”,  diz Rubens Ewald Filho, um dos curadores das mostras de longas-metragens.

Entre os títulos em competição estão dois filmes de contexto histórico: o épico gaúcho “Os Senhores da Guerra”, de Tabajara Ruas, sobre a revolução de 1924 no Rio Grande do Sul, e “A Estrada 47”, de Vicente Ferraz, que lança um olhar menos romântico sobre a atuação dos pracinhas brasileiros na Segunda Guerra Mundial.

Vencedor de Gramado em 2012 por seu “Colegas”, Marcelo Galvão retorna ao festival com “A Despedida”. O festival ainda será palco da exibição da estreia de Alceu Valença na direção de filmes: o músico pernambucano já confirmou presença na serra gaúcha para apresentar “A Luneta do Tempo”.

Com um orçamento de R$ 3,5 milhões, ainda em fase de captação, Gramado garantiu, pela primeira vez, uma premiação em dinheiro para os vencedores, que serão anunciados no encerramento do evento, no dia 16. O total de R$ 275 mil será bancado pela prefeitura da cidade.

Os organizadores também comemoram a chegada de representantes de festivais internacionais, como Toulouse, Cannes e Tribeca.

Confira o trailer:

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo