Entretenimento

José Wilker será homenageado no Festival de Gramado

Bruno Gagliasso e Regiane Alves protagonizam o longa de abertura | Dan Behr/Divulgação
Bruno Gagliasso e Regiane Alves protagonizam o longa de abertura | Dan Behr/Divulgação

ANÚNCIO

A 42a edição do Festival de Gramado abre nesta sexta-feira em tom de homenagem. O ator José Wilker, que morreu em abril e era curador do festival, será lembrado com a exibição de “Isolados”, um dos últimos filmes em que atuou. Ainda inédito, o longa dirigido por Tomas Portella aposta no gênero do terror com a história de um casal (interpretado por Bruno Gagliasso e Regiane Alves) que vivencia fatos estranhos numa casa de praia isolada. Após a exibição da produção, a filha de Wilker, Mariana, e a namorada dele, Claudia Montenegro, recebem as homenagens no palco do Palácio dos Festivais, localizado no centro da cidade gaúcha.

Diversidade

Recomendados

“Isolados” antecede uma programação que promete ser diversificada. “Esta foi a melhor seleção dos últimos anos”,  diz Rubens Ewald Filho, um dos curadores das mostras de longas-metragens.

Entre os títulos em competição estão dois filmes de contexto histórico: o épico gaúcho “Os Senhores da Guerra”, de Tabajara Ruas, sobre a revolução de 1924 no Rio Grande do Sul, e “A Estrada 47”, de Vicente Ferraz, que lança um olhar menos romântico sobre a atuação dos pracinhas brasileiros na Segunda Guerra Mundial.

Vencedor de Gramado em 2012 por seu “Colegas”, Marcelo Galvão retorna ao festival com “A Despedida”. O festival ainda será palco da exibição da estreia de Alceu Valença na direção de filmes: o músico pernambucano já confirmou presença na serra gaúcha para apresentar “A Luneta do Tempo”.

Com um orçamento de R$ 3,5 milhões, ainda em fase de captação, Gramado garantiu, pela primeira vez, uma premiação em dinheiro para os vencedores, que serão anunciados no encerramento do evento, no dia 16. O total de R$ 275 mil será bancado pela prefeitura da cidade.

Os organizadores também comemoram a chegada de representantes de festivais internacionais, como Toulouse, Cannes e Tribeca.

Confira o trailer:

Tags

Últimas Notícias