São Paulo recebe o Festival Latino-Americano de Teatro de Grupo

Por lyafichmann
teatro Cena do espetáculo do grupo francês GRRR | p. Grosbois/Divulgação

Organizado anualmente pela Cooperativa Paulista de Teatro, a Mostra Latino-Americana de Teatro de Grupo chega ampliada em sua nona edição.

Deste sábado ao dia 10, serão doze companhias que vão realizar apresentações gratuitas por sete espaços culturais da cidade. Até o ano passado, apenas o Centro Cultural São Paulo, na rua Vergueiro, recebia a mostra. Agora, além do CCSP, o evento chega a cinco CEUs e o centro cultural da Cidade Tiradentes. “Queríamos possibilitar a ampliação e repercussão do teatro na cidade”, explica Marcelo Bones, um dos curadores. “Descentralizando a mostra, ela dialoga com toda São Paulo”, complementa.

Ao todo serão 43 sessões de peças de grupos vindos do Chile, Equador, México, Argentina, Uruguai, Porto Alegre, Fortaleza, Itajaí, Belo Horizonte, Natal, Fortaleza e São Paulo. “O conceito que buscamos nos espetáculos é a busca pela identidade, que vai da racial e passa pela sexual, entre outras vertentes”, contextualiza Bones. Uma peça emblemática sobre o tema é “Noche de Verano Lejos de los Andes… O Diálogo con mi Dentista”, peça do grupo GRRR, criado por argentinos radicados na França. “O espetáculo foi incluído no festival como uma provocação, para discutirmos sobre as fronteiras”, diz Marcelo.

A abertura da mostra fica com “Muito Barulho por Quase Nada”, da companhia Clowns de Shakespeare, de Natal, esta sexta-feira, às 18h e 21h, no CCSP. A programação completa do festival pode ser vista no site mostralatinoamericana.com.br.

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo