Helena Rizzo é eleita melhor chef de cozinha do mundo

Por Caio Cuccino Teixeira
Antes de se tornar chef, Helena Rizzo foi modelo | Mastrangelo Reino/Folhapress Antes de se tornar chef, Helena Rizzo foi modelo | Mastrangelo Reino/Folhapress

A gastronomia brasileira ganhou mais um destaque pelo mundo, dessa vez com a eleição da brasileira Helena Rizzo, do restaurante Maní, como a melhor chef do mundo pelo prêmio Veuve Clicquot 2014.

A premiação é resultado do conceituado ranking divulgado anualmente pela “The World’s 50 Best” em parceria com a revista britânica “Restaurant”. “A habilidade da chef brasileira de conciliar respeito pela tradição culinária com técnicas contemporâneas e com evolução na cozinha é parte puro talento, parte experiência”, diz o texto de apresentação do prêmio.

No ano passado a gaúcha já havia sido eleita a melhor chef mulher da América Latina pela mesma publicação. Agora ela sucede a italiana Nadia Santini, vencedora no ano passado, que está à frente do premiado Dal Pescatore, em Mantova, na Itália.

Helena começou a vida profissional como modelo e chegou a estudar arquitetura, mas passou a se dedicar a cozinha. Começou sua carreira em 2000, no Na Mata Café, se transferindo depois para a Europa para estudar. Em 2006 montou em São Paulo o restaurante Maní com seu marido, o chef espanhol Daniel Redondo, investindo em pratos que utilizam ingredientes tradicionais brasileiros misturados a influências da culinária espanhola e italiana.

O título será entregue a Helena no dia 28 de abril, em Londres.

Loading...
Revisa el siguiente artículo