Entretenimento

Olinda ao meio-dia tem Carnaval muito intenso

Andar pelas ruas de Olinda ao meio-dia durante o Carnaval é uma experiência muito intensa, em todos os sentidos. Nas vias estreitas do centro histórico da cidade, o sol pernambucano se junta ao calor da multidão, que vibra ao som dos blocos de frevo, maracatu e até samba – que também tem seu espaço por lá.

Se normalmente tudo é relativamente perto na região quando se circula a pé, nos dias de folia o ritmo é de tartaruga, com um passinho por vez. É emocionante, porém, juntar-se aos brincantes e sentir o Carnaval.

É incrível ver como a própria massa regula rapidamente o que acontece, apesar dos postos da polícia bem distribuídos.

Recomendados

De um lado, alguns garotos incentivam uma menina e uma menino ao coro de “beija, beija”. O “casal” atende ao pedido e explode um “Viva!” ao redor. Do outro lado, no empurra-empurra, vejo uma mulher que para a sua fila de amigos para que outro grupo, desconhecido, consiga ficar junto.

Mais à frente, dois garotões se estranham e se engalfinham. Rapidamente separados, os dois recebem uma ruidosa vaia da praça inteira, que faz questão de desestimular outras ravatas do gênero.

A cena de repreensão ao ato que não combina com a folia exemplifica bem o que quem vai a cidade busca e faz: um Carnaval livre, vibrante, para receber e provocar felicidade.

Outro lado da folia

Para quem busca um Carnaval mais elitizado, também é possível se divertir em uma das festas particulares que vieram fortes este ano em Olinda.

Na maior delas, a Carvalheira na Ladeira, que lotou um espaço de 10.000 m², que normalmente é uma das escolas mais tradicionais da cidade colégio São Bento, o público teve que desembolsar, para um bilhete de três dias, R$ 480 (mulheres) e R$ 540 (homens).

Para shows no palco com o som bem equalizado, foram escalados nomes como Simoninha, Marcelo D2 e Monobloco.

Apesar disso, em minha primeira visita à cidade, o clamor das ruas me pareceu infinitamente mais forte.

Rodolfo Bartolini / Band

Rodolfo Bartolini / Band

Rodolfo Bartolini / Band

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos