Pesquisador lança caixa com 20 discos do compositor Ary Barroso

Por Caio Cuccino Teixeira
Ary Barroso em foto de data indefinida | Reprodução Ary Barroso em foto de data indefinida | Reprodução

“Você! Você! / É o meu hino nacional / Seu sorriso é uma bandeira / Que domina a terra inteira / Ó garota colossal!”. Essa é a canção “Garota Colossal”, gravada por Francisco Alves com Os Diabos do Céu no longínquo ano de 1935. Rara e praticamente desconhecida, é uma das músicas do mineiro de Ubá Ary Barroso (1903-1964), que ganham novo frescor com o lançamento da caixa “Ary Barroso – Brasil Brasileiro”.

O material, com 20 CDs, é o resultado de uma intensa busca do pesquisador Omar Jubran, que desde 1994 se dedicou a ir atrás de tudo o que foi composto por Barroso. Com dinheiro do próprio bolso, conseguiu encontrar com colecionadores de todos os cantos do país verdadeiros petardos do cancioneiro brasileiro, que incluem interpretações de Carmen Miranda, Francisco Alves, Sílvio Caldas, Aracy de Almeida, Orlando Silva e tantos outros nomes.

A busca foi finalizada em 2006, mas aí começou um drama. Como lançar esses discos? Sem verba, passaram-se sete anos até que a caixa fosse lançada, com patrocínio do Museu da Imagem e do Som (MIS), de São Paulo.

“Quando soube do projeto, não acreditei que ele estava parado. Fui atrás do Omar e rapidamente resolvemos a questão”, conta André Sturm, diretor-executivo do MIS.

Captura de Tela 2014-02-23 às 18.10.12Inicialmente vendida no museu, a obra chega este mês às lojas para marcar os 50 anos da morte de Barroso e traz as composições em seu estado mais puro possível, com direito a chiados dos sulcos do LPs. “Gosto de fazer o mais próximo do som original”, explica Jubran, que também foi o responsável pela remasterização das músicas.

De todas as crias de Barroso, apenas cinco não foram encontradas. “Minha hipótese é de que elas foram gravadas, mas não foram prensadas”, conta o pesquisador e biólogo aposentado.

Omar já havia feito trabalho idêntico em “Noel Pela Primeira Vez”, box com 14 CDs com as primeiras gravações de Noel Rosa (1910-1937). Agora já pensa em como lançar a coleção de 246 músicas de Lamartine Babo (1904-1963), para completar a trilogia dos “maiores compositores do Brasil.”


Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo