481 anos de carreira reunidos em um só palco

Por Caio Cuccino Teixeira

Nos últimos anos, Hollywood descobriu o valor de reunir atores maduros em filmes como “O Exótico Hotel Marigold” (2011) e “Última Viagem a Vegas” (2013). Agora chega a vez do teatro paulistano fazer o mesmo.

Em “A Última Sessão”, que estreia hoje, o diretor Odilon Wagner reuniu parte substancial da história teatral brasileira em um mesmo palco. Integram a peça Laura Cardoso, Nívea Maria, Etty Fraser, Sonia Guedes, Sylvio Zilber, Miriam Mehler, Gésio Amadeu, Gabriela Rabelo e Yunes Chami, além da ex-bailarina e camareira Marlene Collé, que faz uma participação especial.

“Ter um elenco desses é um privilégio não só pela quantidade, mas pela qualidade dele. Acho que faz algumas décadas que a gente não vê isso. Além disso, queria falar dos valores da maturidade e da memória”, explica o diretor, também autor do texto.

O elenco vive um grupo de amigos entre 75 e 85 anos que se reúne semanalmente em um clube. Em uma dessas ocasiões, um dos participantes inspira-se em Shakespeare para fazer um acerto de contas com os demais – tudo em tom de comédia de costumes.

“Saber que vou contracenar com atores desse gabarito me deixa encantada. É importante falar do comportamento da Terceira Idade”, diz Nívea Maria. Segundo Wagner, os estereótipos em torno dessa faixa etária mudaram. “Aos 60, sinto-me absolutamente pleno e fico sem graça de entrar em uma fila preferencial. A maturidade mudou em padrões de longevidade.”

Um dos diferenciais da montagem é retomar o hábito das matinês. As sessões das quintas acontecem às 16h, seguidas da oferta de chá e petit fours. O objetivo é formar um público diferente do noturno. “A maioria das minhas amigas não tem mais coragem de sair à noite. Além disso, há nossos colegas [que se apresentam no mesmo horário]”, ressalta Etty Fraser.

foto-a-ultima-sessao

Serviço:

No Teatro Shopping Frei Caneca (r. Frei Caneca, 569, tel.: 3472-2229). Qui., às 16h, sex. e sáb., às 21h, dom., às 18h. R$ 80. Até 27/4.

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo