Entretenimento

Nobel de Literatura, Alice Munro tem dois livros editados no Brasil

Alice Munro, vencedora do Nobel de Literatura em 2013 | Divulgação

A canadense Alice Munro, de 82 anos, foi a primeira contista a ser premiada com o Nobel de Literatura, no ano passado. Dois lançamentos recentes deixam claro porque ela é mestre do gênero.

A Companhia das Letras acaba de soltar nas livrarias o mais recente – e provavelmente último – livro da autora, que anunciou sua aposentadoria após a publicação lá fora, em 2012. “Vida Querida” é uma coletânea de 14 contos longos e concisos.  Já a Biblioteca Azul reedita uma de suas principais obras, “Ódio, Amizade, Namoro, Amor, Casamento”, lançada em 2001 e até então fora de catálogo no país.

Recomendados

“Vida Querida” – Alice MunroCia. das Letras – 320 págs.R$ 37

Em “Vida Querida”, a escritora prova que não existe nada de superficial nas histórias curtas. Seus personagens, ao contrário, são profundos, lidam com dilemas reais. Ela entra em suas cabeças em fluxos de pensamento muito verossímeis. Todo detalhe dado é relevante, nada sobra.

Munro usa bem cada linha do conto para que tenha profundidade de romance, como assinalado na orelha da publicação. Algumas dessas histórias deixam ainda algo por ser contado, como se elas continuassem depois do livro e o leitor fosse convidado a concluí-las.

A autora também se entrega um pouco nas páginas — e não só artisticamente. Os últimos quatro textos têm teor pessoal. “Eles formam uma unidade à parte, que é autobiográfica em espírito, apesar de não o ser inteiramente, às vezes, de fato”, confessa. “Acredito que elas sejam as primeiras e as últimas – e as mais íntimas –  coisas que eu tenho a dizer sobre a minha vida.”

Curiosamente, esses contos são os mais curtos do livro. Tratam de momentos difíceis da vida da escritora, como seu primeiro contato com a morte, a chegada dos irmãos, a guerra, um tumor que teve na infância, a relação com a mãe. Episódios muito pessoais, mas que ganham tonalidade universal.

“Ódio, amizade, namoro, amor, casamento” – Alice Munro – Biblioteca Azul360 págs., R$ 45

A obra é marcada por mulheres fortes, que fazem opções pouco convencionais, como fugir do casamento – como se fossem feministas sem precisar do título, e isso inclui Munro.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos